terça-feira, março 20, 2007

Chegou o outono



Nada representa melhor o outono, para mim, do que folhas amareladas e alaranjadas caindo das árvores. Nosso caquizeiro fica com folhas lindas e, muitas vezes, a fruta se confunde com as folhas de cor quase igual. Mas a folha do plátano, apesar de não ser árvore nativa, é imbatível. Pensou em outono, veio a imagem de uma folha de plátano alaranjada, principalmente pra quem sobe a serra em direção à Gramado e Canela nesta época do ano. Elas ladeiam alguns trechos da estrada e cercam parreirais.
Existem vários moldes deste tipo de folha - que é muito semelhante à folha do bordo e por isso bastante confundida. É do bordo, por exemplo, a folha da bandeira do Canadá, árvore muito usada por lá para fazer xarope.





Pra quem gosta de fazer patchwork, é um molde bastante vistoso, que permite combinações fantásticas de cores. Dependendo do padrão escolhido, é, também, bastante fácil. Quer tentar? Vamos lá:



MATERIAL
Para fazer uma almofada com uma folha são necessários:
1. três quadrados de 10 cm de lado de cor laranja, por exemplo
2. dois quadrados da mesma cor com 11cm de lado
3. dois quadrados de cor contrastante (verde, por exemplo) com 11 cm de lado
3. um quadrado da mesma cor (verde) com 10cm.


COMO FAZER
linha 1 . Sobreponha um quadrado laranja e outro verde, ambos com 11cm, direito com direito. Passe um risco em diagonal (pelo lado avesso), e depois faça duas costuras, uma de cada lado do risco. Corte sobre o risco. Você ficou com dois triângulos. Abra a costura e passe com ferro morno, e terá um quadrado metade de cada cor. Faça o mesmo com os outros quadrados de 11cm.
Você terá quatro novos quadrados, cada um formado por um triângulo laranja e outro verde.
Una o quadrado de tecido verde de 10cm com um quadrado de tecido laranja de 10cm. Aos dois, costure o quadrado bicolor, laranja com laranja . Você terá uma linha formada.
linha2 . Costure dois quadrados laranja de 10cm, direito com direito. Costure um quadrado bicolor, de novo unindo a parte laranja com o quadrado laranja. A linha 2 está pronta.
linha 3 . Costure, sempre unindo direito com direito, os dois quadrados bicolores. Agora, atenção: você vai unir os quadrados desencontrando as cores. A parte laranja com a parte verde. Abra a costura e una, então, a parte laranja ao quadrado verde de 10cm. Concluída a linha três.
Junte então, as três linhas, cuidando para encontrar costura com costura. Passe . Costure uma borda do mesmo tecido verde, da largura que preferir. Pronto . O topo da almofada está concluído. Se você quiser destacar a folha, faça o quilt pespontando ao redor.
Este é o bloco básico. Agora dá pra juntar vários blocos e fazer uma capa de travesseiro, mantas, colchas, toalhas, trilhos de mesa ou o que sua imaginação criar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Beti

Já conhecia seus trabalhos no flicker agora descobri seu blog. Adorei!!!!!
Bjs

nildabiagio@yahoo.com.br

Bruna disse...

Eu casei em abril justamente por causa do outono, que é minha estação preferida!
Sou apaixonada por estas folhas, pena que aqui em Joinville não tem :(
beijo

Beti Copetti disse...

Obrigada Nilda! Como te encontro no flickr?
Bruna, que tal plantar um plátano? É uma árvore que cresce relativamente rápido, e tu vais ter muito tempo para aproveitar a sombra no verão e a cor linda das folhas no outono!
Obrigada pela visita, meninas, bj

. disse...

Gosto tanto do Outono. É pena é que aqui, agora, caminhamos para a primavera, que conduz ao verão, que é uma estação que eu não gosto nem um bocadinho.

Aida disse...

Adorei sua explicação.Folha de outono é tudo de lindo!!! Parabéns.Aída

Anônimo disse...

A mí tamién me encanta el otoño! y esas hojas maravillosas...Voy a intentar. Hago muchas cosas pero recién estoy intentando con el patchwork ensamblado. Empecé por pequeños trabajos, muy simples y estoy tan orgullosa, imagínate cuando haga algo complejo! Me encanta el punto cruz pero mis ojos no me ayudan, así que descubrí que puedo hacer una especie de punto cruz gigante con el patchwork.

Quiltingbee disse...

Acabei de descobrir o "Blogger" e coisas maravilhosas como as tuas.
Parabéns, sucesso e se precisar de alguma coisa grita, porque podendo ajudo com todo prazer
Boa semana