quarta-feira, abril 11, 2007

Uma base colorida










Práticos, versáteis, coloridos, combinando com a toalha de mesa, com a bandeja, com a louça. Todas estas qualidades o jogo americano tem. Descontraídos, podem ser usados para um lanchinho, para o almoço, quando feitos em algodão, plástico,bambuzinho, palitinhos de madeira. Mais sofisticados, acompanham o chá da tarde com a elegância do linho, a delicadeza de um bordado, o carinho de uma bainha com ponto ajour.

Eu os faço de tecidos. De linho de uma cor lisa, com uma borda em cor contrastante ou combinada, ou ainda, com bainha aberta (ponto ajour). Podem ser individuais, ou, quando são estreitos e compridos, atravessados na largura da mesa, usados por duas pessoas. São mais clássicos, clean, sem muitos detalhes.

Em tricoline - o tecido geralmente usado para fazer camisas masculinas - eles ficam mais alegres e coloridos. Isto, também, pelo uso de modelos de patchwork, que os deixam alegres, vistosos e muito atraentes. Praticamente qualquer padrão pode ser usado. E os tecidos podem ter apenas cores lisas, apenas estampadas ou um misto. Inicialmente , quando usava estampas, escolhia apenas as miúdas - que ficam muito bonitas associadas à xadrêz miúdo, listras pequenas e poás. Mas estampas grandes também ficam muito bem e me parecem mais modernas (!), pois ao recortar desenhos grandes, usam-se detalhes destas estampas. E isto dá um resultado muito interessante.

Quando é feito em patchwork, é preciso colocar forro para que não apareçam as costuras das emendas dos tecidos. O que permite o uso de fibra por dentro - e neste caso, a peça fica fofinha com o quilt. Mas ela não é necessária, e na maioria dos jogos americanos que eu faço, uso apenas forro. Já este, pode ser apenas um algodão cru, mais simples, ou o próprio tricoline, permitindo o uso dos dois lados.

Jogos americanos são sempre um bom presente. Porque mesmo que a pessoa presenteada tenha o costume de usar apenas toalhas grandes, ainda assim estes guardanapos individuais tem utilidade nas bandejas, sobre o balcão da cozinha, como toalhinha sobre a mesa ... Estes, por exemplo, foram presentes meus ou de outras pessoas e estão no Rio de Janeiro, Inglaterra, Porto Alegre e Ijuí.

Nenhum comentário: