domingo, julho 15, 2007

Fazendo corações e estrelas




Corações e estrelas são meus modelos preferidos para fazer sachê, pendente e enfeites - principalmente para o quarto, pendurado no puxador das gavetas, no trinco da porta do guarda-roupa, ou mesmo junto com a cortina. Quando minha mãe fez 80 anos e o motivo da festa era o coração, fiz dezenas deles, em todas as cores, para dar de lembrança para os convidados.Também fiz para colocar na porta da maternidade, com o nome do bebê escrito - uma letra em cada coração. E para dar de presente, com nome do bebê - ou não - , com ventosas nas pontas, para prender na janela ou na porta do quarto ou do armário de guardar roupas.

Quando comecei a fazê-los, costurava o tecido à máquina, pelo avesso, mas agora costuro à mão por cima, ficando os pontos à vista. Uso linha de pesponto, linha para quilt ou mesmo linha para bordado, depende do destaque que quero dar - a linha de pesponto é mais grossa e aparece mais. Mas também linha normal de costura pode ser usada - não é por não ter linha de quilt ou pesponto que você vai deixar de fazê-los. Como a costura fica por fora, a borda do tecido pode desfiar. Daí também há a opção de deixar assim, ou passar Cola Pano nas pontas. Tentei várias colas, mas a maioria fica melequenta e a escolha ficou com a cola da Corfix, que seca bem, não fica grudenta e pode ser passada diretamente com o bico da embalagem ou com pincel. E, se precisar lavar, depois de seca a cola não solta, protegendo a borda do tecido.

Como molde, uso papel grosso de caixa de sapato, de camisa, de cereal, de leite.... Se a intenção é um coração com os dois lados iguais, é só dobrar um papel fino, fazer o desenho de meio coração e recortar com o papel dobrado. Abrir e passar o molde para o papelão. Para a estrela, usei um enfeite de Natal, com aproximadamente 12 centímetros para copiar no papelão. O recheio eu faço com fibra acrílica, que fica mais homogêneo e fofinho. Junto, dá para colocar sementes de lavanda (adoro!), folhas secas de alecrim, de eucalipto picadinhas ou marcela.

O resto fica por conta de sua criatividade. Pode usar cordão encerado para fazer o pendente. Ou fita de cetim, fita mimosa, trancelim (sinhaninha), cordão rústico, sutache ou cordão do próprio tecido para fazer o sachê de pendurar no cabide. Pode costurar botão, florzinha ou fazer uma aplicação para decorar. Para fazer letras ou desenhos, uso tinta Dimensional e Acripuff, ambas da Acrilex. Para fazer a letra com puff, é só esperar secar a tinta (instruções na embalagem) da Acripuff e passar com ferro elétrico pelo avesso, ou usar o secador de cabelos.

Pode parecer menos importante estas informações tão esmiuçadas. Mas como não fiz curso de patchwork, fui aprendendo na prática, com revistas e internet, encontrei dificuldade em descobrir muita coisa. E geralmente as pessoas não querem contar o que sabem. Precisei muita tentativa até dar certo. Bom, o que descobri vai aparecendo, aos poucos, aqui. Se você gostou, me conte! Bom proveito !!!

31 comentários:

Bordados da Léa disse...

Rita
eu amei esses corações e estrelas. Gostei demais do seu cantinho e vou voltar sempre.

Beti Copetti disse...

Oi Lea, obrigada pela visita. Vou lá te visitar também!!

Hemma på landet disse...

Oh, so many nice things and beautiful colours. Hug Stina

Cristiane Correa Dias disse...

Bom dia!

Achei sua pagina pelo googler, por acaso faz almofada que carrega alianças para cerimoniam de casamento?
deixo meu contato: cristiane_cdias@hotmail.com
55 11 3685-4662 com
55 11 8639-2009 cel

OBRIGADA!
Cris

Michelle disse...

Olá, gostei muito dos corações. Eu tb estou fazendo alguns na mesma situação que vc, sem fazer nenhum curso. Gostei da dica da cola para não desfiar, vou tentar. O que tenho feito e que dá um efeito legal é costurar ao redor das bordas como se fosse uma chuleado só que com um pequena distância. Combinando a cor da linha com o tecido o resultado fica maravilhoso.
Bjos

Beti Copetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lIZ disse...

vc pergunta se gostei?!!!!
AMEEEEIIIIII... SÃO LINDOS, VOU FAZER PRA MINHA FILHA!!!!
BJOS
LIZ

Liz disse...

Vc sabe....Estou tão encantada com seus trabalhos que não tive tempo para saborear as jujubas hehe!!! Até aí vc é criativa né!!!!
bjocas
Eu

Beti Copetti disse...

Liz, eu é que fiquei encantada com teus recados. Muito legal!!!! Obrigada!!!!

mariarrosa disse...

Muchísimas gracias por las explicaciones. Voy a intentarlo.

Deborah disse...

seus trabalhos são lindos!
e ainda mais linda, é sua boa vontade em partilhar seus conhecimentos!
obrigada, beijos

Roberta Granada disse...

Oi , gosto muito do teu blog, eu tb tenho um blog http://agulhaetricot.blogspot.com,visite-me,beijo.

Beti Copetti disse...

Mariarrosa, Deborah, Roberta, muito obrigada!

Nadina disse...

Olá!
Amei as almofadas com nomes e essas estrelas e corações...
Vc faz para venda?
Gostaria de saber se faz uma almofadinha com nome sob encomenda? Qto custa? Seria para uma criança levar no colégio. Não precisa ser do tamanho de um travesseiro...
Meu e-mail para contato é nadinah@gmail.com
Fico no aguardo.
Grata,
Nadina.

lella sodré disse...

Beti, adorei a idéia, são lindos, delicados e como disse usos mil...rsrsr...como vc apanho pq faço tudo sozinha e é barra, a gente erra e acerta....Enfim, parabéns, seu blog é inspirador.
Beijinhos

Coisas simples da vida disse...

minha querida, são trabalhos são de uma delicadeza...
estou começando por este mundo novo de artes...
e tô fazendo uns corações para minhas filhas darem as suas amigas (dia 20 de julho é dia do amigo)... quando terminar colocarei as fotos para você dá uma olhada viu??? tenho aprendido muito com você.
um grande beijo
telma

Artelier Tecendo Sonhos disse...

Que delícia estes teus corações e estrelas...as almofadas e as letrinhas nos corações...amei tudo que vi!! E olha que ainda não olhei tudo!! Inspirador demais!! Beijocas
Andreza

babuzinha disse...

Parabéns pelo blog!!! tudo lindo e muito bem explicadinho!!!! Amei!!!!
Beijos Vanessa

Karina de Souza disse...

Adoro móbiles! Faço muitos de flores.
Adorei suas dicas, pois o que sei tb aprendi via internet.
Obrigada por compastilhar isso conosco.

Bj

Karina
www.blig.com.br/maisleve

Dafne disse...

Oi Beti
Adorei suas dicas para os corações e estrelas, assim como você estou aprendendo patchwork na internet e senti o que vc disse, muita poucas pessoas gostam de passar o que sabem. Vc realmente me passou valiosas dicas. Adorei... Vou adicionar o seu blog nas indicações do meu... assim trocaremos figurinhas, receitas, etc.
Beijos

Marcia disse...

Adorei estes corações, vou fazer alguns para dar de lembrança.
Obrigada.
Bjs

Márcia

ANA REGINA disse...

Oi Beti!
Querida vc é de uma bondade sem igual. Não tem receio de passar o que sabe para que outros possam aprender. Isso é muito lindo.
Visito sempre seu blog, pois estou pensando em me aventurar no patch, minha irmã mais velha já fez curso e minha mãe fazia patch lindos, só olhando o que minha irmã fazia.
Suas informações vão me ajudar muito.
Bjocas mil

Telzinha disse...

Adoreiiiii seus corações...segui seu passo a passo e fiz um pra mim ...ebaaaa não ficou muito bom deixei a manta embolotar heheheh quem sabe depois de um tempo eu consiga fazer direitinho..

bjos
e obrigada por compartilhar com a gente suas lindezas.

Elis disse...

Estou apaixonada pelos seus trabalhos, estou começando agora e suas dicas são muito valiosas pra iniciar a jornada...

Muito obrigado por campartilhar coisas tão lindas!!

Grande beijo!!!

Gelci Sartori disse...

Parabéns menina, adorei teus trabalhos, lindos e fáceis de executar. Amei muito!!!!

Giovanna Patchwork disse...

Beti!
Liiindo teu trabalho, muito bom gosto!
Quanta generosidade em dividir, acho muito bacana, pois comigo tbm foi assim, o que sei foi de pesquisas, livros, e muuuitos "testes"!
bJS

Mag disse...

Beti, adorei os corações, fiz uma cesta cheia, com fitinhas e botões, e pinguei uma gota de essencia de alfazema e de flores do campona fibra, pra ficaram perfumados, coloquei numa embalagem de presente, assim tipo saquinho transparente e amarrei com uma fitinha, to pensando ainda em por uma etiqueta dizendo qual a essencia. Amanha vou leva-los numa loja de aviamentos para expor pra ver se vendo. Tambem estou ansiosa pra fazer estrelas pra pendurar, tenho uns retalhos de cetim e fiz uma , coloquei um botão tipo perola no meio dela e dicou linda. Tambem nao tenho curso de patch, mas é o unico artesantao que gosto de fazer, ai olho moldes na net e faço, mas sempre pra mim ou pra amigas, pq sempre acho que nao ficou bom pra vender..(risos)
Um abraço

Thais disse...

Vc sabe em que tipo de loja ou departamento posso encontrar essas sementes ou folhas secas para fazer o sachê? Obrigada.

Anônimo disse...

olá querida obrigada por compartilhar sua generosidade para aquele que como eu estão iniciando. Você sabe onde poderia achar sementes de lavanda para sachê. felicidades

Beti Copetti disse...

Oi meninas! É muito difícil encontrar estas sementes, pelo menos por aqui. Minha irmã trouxe algumas de São Paulo. Por isso, acho melhor colocar essência ou borrifar o perfume mesmo.

Virginia lucia domingues disse...

amei a ideia dos corações inclusive servem para lembrancinhas em qualquer ocasião... obrigado por compartilhar.... bjs