terça-feira, fevereiro 17, 2009

Tecidos


Apesar de ter poucos comentários nas minhas postagens, em comparação com o número de visitas diárias, eu recebo muitos e-mails das pessoas que chegam aqui. São gentis elogios ao meu trabalho, pedidos de informações sobre moldes, sobre alguma peça, fornecedores, tutoriais, dicas... Não que eu seja uma expert no assunto. Longe disto! Mas algumas coisas que fui descobrindo ao longo do tempo posso contar. Pra isto, vou fazer uma nova coluna na barra lateral, e sempre que postar alguma informação sobre isto, elas poderão ser acessadas diretamente clicando aí em Dicas.

Primeiro vou falar sobre tecidos, que é uma das dúvidas que as pessoas têm, quando me escrevem. São coisas que descobri ao longo do tempo, por tentativca e erro, ou por ler em algum lugar.


Prefiro sempre trabalhar com tricoline. É 100% algodão, e tem mais fios por polegada, fazendo uma trama firme e fechada. Também uso outros tecidos de algodão, como popeline, cambraia e tecido para lençol. O algodão é mais fácil de costurar e é antialérgico.

Logo que chego com os tecidos, coloco todos ainda dobrados de molho somente em água por pelo menos dez minutos. É preferível colocar cada um em um balde ou bacia, separados dos outros. O molho serve para o tecido encolher, e não ficar torto e franzido depois que a peça pronta for lavada pela primeira vez. E serve também para ver se a cor é firme ou se solta tinta. Se ao retirar o tecido da água ela ficou tingida, coloque novamente em água limpa com um punhado de sal. Repita a operação até a água ficar incolor.

Retire o tecido da água, sem torcer, e estenda-o, de preferência ao ar livre e na sombra, para secar. Se usar centrífuga, coloque o tecido ainda dobrado, para que não amasse ao secar. Depois de seco, passe-o e guarde. Se em vez de dobrar, você fizer rolinhos, o tecido vai ficar com menos marcas das dobras.


Na minha organização, ficam separados por cores. Como eu moro na praia e tem muita maresia, ficam guardados em caixas de papelão, com uma etiqueta colada na frente, com o nome da cor. Pode também guardar em caixas de plástico ou armários . Se você tiver espaço, armários de madeira com portas de vidro ficam perfeitos! Além de organizados, eles também vão dar cor ao seu espaço de costura.



Mesmo passados, cada vez que eu utilizo em tecido, passo novamente, para o corte ficar reto. Para cortar, utilizo a base de corte, régua e cortador rotativo. Não são essenciais, mas facilitam e agilizam o trabalho. Se você pretende fazer apenas peças pequenas, pode comprar uma base pequena e régua idem. No meu caso, como faço peças de todos os tamanhos, tenho base e régua grandes. O cortador que uso é de 45mm. Mais adiante vou falar mais sobre este kit.


Se você ainda não tiver o kit, pode usar tesoura. Mas reserve uma tesoura apenas para tecidos. Se você tiver molde da peça que vai fazer, coloque sobre o tecido bem esticado e risque com lápis, giz de alfaiate, caneta apagável ou até mesmo caneta esferográfica, se você cortar rente ao risco e não deixar tinta para manchar o tecido. Pode usar também restinho de sabonete, como na foto.


Use o tecido no sentido do comprimento, e cuide para cortar a ourela (a borda lateral) onde tem as informações sobre o fabricante e as cores usadas na estampa. Preste atenção também para cortar fora os pequenos furinhos na borda, marcas do tear onde o tecido foi feito.

Se você estiver usando um tecido com fio tinto (aquele em que o tecido é feito com fios já tingidos), fica mais fácil cortar retinho, mesmo com tesoura. O fio tinto é usado em xadrezes e listrados. Mas também existe xadrêz e listrado estampado, impresso no tecido pronto. Neste caso, dificilmente a listra vai seguir a trama do tecido, ficando sempre distorcida.


Mais adiante vou escrever sobre combinações de estampas. Se você tem alguma dica e quiser enviar, será bem-vinda!

Gostou? Agora você pode ir para o post mais recente pra ver as novidades! Clique aqui.



62 comentários:

Fatima Guimaraes disse...

Oi Beti
Eu passo sempre por aqui pra ver as novidades...as vezes fico meio sem graça de comentar...desculpe!!
Muito obrigada pelas dicas, eu sempre fico em dúvida sobre qual tecido usar, mas agora já sei o que comprar. Vou aguardar as dicas sobre as réguas, pois pretendo adquirir uma...uma perguntinha...tenho uma tesoura de picotar bemmmm antiga e ela não quer cotar mais tecido, vc sabe se pode ser amolada??? Obrigada, beijos

Rivany disse...

Beti, adorei as dicas, confesso que ainda tenho muitas duvidas mas estou fazendo como você navegando na net para aprender... se tiver algum blog para iniciantes indica... por favor...

Continuo fã n° 1 dos seus trabalhos

Abraços

Rivany

sandra disse...

Óptimas dicas! Obrigada!

Mari disse...

Beti
Boa tarde, sou nova no pedaço e adorei o seu blog. Li o seu perfil e fiquei imaginando como deve ser bom morar aí. Nada melhor que uma vida simples e feliz com paninhos, agulhinhas etc... Felicidade pra você. Tô acompanhando o seu blog. Beijos MARI

luciane disse...

Adorei!!!
Um beijão
Lu

Fernanda Sâmia disse...

Beti,
Adorei sua ideia. Parabéns!!! Vai me ajudar muito. Tenho certeza absoluta que ajudará muitas outras.
Uma pessoa que sabe partilhar vai ter sempre em fartura.
Beijos!!!

Fernanda Sâmia disse...

Beti,
Adorei sua ideia. Parabéns!!! Vai me ajudar muito. Tenho certeza absoluta que ajudará muitas outras.
Uma pessoa que sabe partilhar vai ter sempre em fartura.
Beijos!!!

Vivia disse...

oi amigaaaaaaaaaaa
hj tive um prazer mais que imenso de conheçer teu blog...lindo..dez...showwwwwwwwww
e sei o que vc sente com relação aos comentários e visitas....fazer o que né...educação....é algo que se tem ou não...assim é carinho....rsrsrs

então..to aqui pra elogiar..agradeçer e dizer..que estarei sempre por aqui...e fico feliz...de saber que ainda tem pessoas...que acreditam no compartilhar...saber...no mundo de hj...tudo isso tá ficando escasso...
amiga...Deus..te abençõe..mais e mais...
bjusssssssssssssssss

Valéria disse...

Beti,
Seu blog é maravilhoso. Você é uma pessoa muito talentosa e criativa. Faz trabalhos lindos.
Quero agradecer sua iniciativa de nos dar dicas, pois assim podemos aprender sempre mais. Obrigada.
Beijos
Valéria

Eliana disse...

Oi Beti
Que dicas preciosas! Principalmente para quem, como eu, vive no interior e não tem acesso a cursos.
Obrigada por partilhar. Vou aguardo, ansiosa, os próximos capítulos. rsrs
bjooo
Eliana

Irma Andréia disse...

Oi Beti, adorei sua iniciativa. Muito legal partilhar suas descobertas.
Eu tenho começado com costuras, mais pela minha casa e minhas meninas...
Boa semana p vc. bjs
Irma

Nilda Biagio disse...

Olá Beti
Obrigada pelas dicas sempre tão úteis!!
Bj
Nilda

karine baggio disse...

Ola moro em uma cidade onde nao consigo encontrar tecidos para fazer patchwork..
Se vc souber de algum site ou alguem q venda akeles Kits ficaria grata...

Tambem adorei sua dica sobre os tecidos sobre lavar nao sabia disso.. muito lindo seu blog.
beijos

se quiser me mandar email onde posso encontrar tecidos fico grata.
karinebaggio@hotmail.com

Nile e Richard disse...

Olá amiga.
suas dicas estão ótimas.
abços.Richard.

Luciane - Brasília disse...

Olá Beti. Visito seu blog todos os dias. Adoro ver as coisas lindas que você faz. Muito obrigada por compartilhar o que você sabe. Beijos - aneraher@yahoo.com.br

disse...

Olá!
Adorei seu blog! estou encantada pelas dicas...
também sou do sul, de Porto alegre, pertinho hehehehehehehe.
Bjinhusssssssssss

Clemilde disse...

Oi!
Adorei suas dicas. A gente sempre acaba aprendendoum pouquinho mais.
Beijos.

Pedaço de Amor disse...

Beti, parabéns, seu blog ta ficando cada dia melhor!!!

beijoca

** Li ** disse...

Olá, adorei as dicas, eu sou "uma das" que visita e não deixa recado, mas é que como muitas ando sempre correndo e quanto faço visitas estou no trabalho.
Mas fica aqui meu elogio, seu trabalho é "lindissimo" eu adoro vir aqui e ver as novidades, sempre.
Obrigada por partilhar conosco as dicas. Fique com Deus!!!

Tenha um otimo fim de semana... prolongado!

Beijinhos!!!

O mundo de Madica disse...

Oi Beti...

Já entrei no seu blog diversas vezes. Nunca fiz nenhum comentário, mas aí vai:
Me apaixonei! As coisas que vc faz são maravilhosas, de muito bom gosto e num enorme capricho. Fiquei encantada com a maneira que vc trata seu blog e suas (seus) amigas(os) virtuais.
Meus parabéns por tudo! Moro bem longe de ti (Rio das Ostras- RJ), mas vou acompanhar sempre o seu blog.
Montei o meu blog recentemente, fiz a minha primeira postagem e falei um pouquinho de vc.
Ah... adorei as suas dicas!!
Um abraço e bom Carnaval.

Marta

Vanessa Maurer disse...

Eita que tu tá fazendo sucesso em amiga?
Gostei das dicas e da dica de que teremos dicas no link dicas, rs...

Beti Copetti disse...

Oi pessoas!!!
Muito feliz estou eu com a visita de vocês. Muito obrigada! Em breve virão novas dicas!!!

eleonora disse...

Oi Beth
tenho te acompanhado há alguns meses , mas confesso que sou bem preguiçosa para postar, mas estou disposta a mudar isto - já!!
O teu blog é bem bacana, os trabalhos muito bem feitos, parabéns!

Anônimo disse...

Olá Beti. Também tenho visitado teu blog há algum tempo, mas nunca comentei. Perdoe a minha indelicadeza. Gosto muito de teus trabalhos e fiquei muito feliz com tuas dicas. Obrigada.
Tânia "De Pato Pra Ganso".

Mina disse...

Beti, sei que trabalhão dá postar fotos e tudo mais e você faz tudo com tanto carinho, muito obrigada!! beijos e bom carnaval!!

Lucia disse...

Oi,irmãzinha!
Já usei os porta-copos e foram muito elogiados!
bjos

Jack Badaró disse...

Iniciamos nossa idéia de expor os produtos de fabricação própria através do Blog Atelier do Ferro http://atelierdoferro.blogspot.com, sendo nosso grande diferencial o conceito e a criatividade na criação de nossos produtos sendo como principal matéria prima o ferro.
Vamos interagir e trocar idéias, adoraria ter seu site fazendo parte da nossa história
Email – Jack.badaro@gmail.com

Maria Fita disse...

Hoje estava no blog da Carla e vi seu link. Não aguentei...rsrs
Sempre que posso venho fazer uma visitinha...e sempre sou surpreendida com coisas lindas e informações úteis.
Adorei o novo espaço para Dicas!
Parabéns! Seu blog está cada vez melhor!
bjs
;o)

Laura disse...

Beti, sempre visito seu blog e adoro tudo o que vc posta. Somente agora aprendi como se faz comentários e sendo assim não poderia deixar de dizer que Casa al Mare é sempre fonte de inspiração. Parabéns. Bjs.

Annalu By Anna Sebba disse...

Beti, adorei... já te acompanho a um bom tempo... e realmente obrigado por compartilhar o seu conhecimnto com a gente.. realment é muito raro isso em dia!!
bjuss e muito sucesso

Adriana disse...

Oi, Beti!
É a Adriana, a dos moldes das letrinhas, lembra? Quero agradecer novamente pela ajuda e aproveito pra dizer que adoro passear pelo seu blog, os trabalhos são lindos.
Adorei a dica dos tecidos, estava fazendo tudo errado, nâo colocava de molho, só molhava e depois centrifugava os tecidos abertos, imagina como ficavam, sofria pra tirar os amassados com o ferro e não ficava bom. Os últimos que comprei fiz como você ensinou e os tecidos ficaram impecáveis!
MUITO OBRIGADA por dividir seus conhecimentos.
Um grande abraço,
Adriana

Beti Copetti disse...

;-)))

. disse...

Obrigada pelos conselhos.

Alfazema

Beti Copetti disse...

Oi menina!! ;-)

Fernanda disse...

Muito obrigada pelas preciosas dicas. Obrigada por compartilhar o que você sabe. Seus trabalhos são lindos. Que Deus te abençoe!

prô. Neusa Favero disse...

Boa noite Beti, acabei de entrar e estou conhecendo o seu blog...parabéns. Bem sou iniciante no trabalho, estou fazendo um curso e dando os primeiros passos, por enquanto só posso dizer que fico emocionada e super feliz quando vejo pessoas que como você democratizam o saber e que com graça e amor disponibilizam o conhecimento. Bjos e espero poder voltar aqui sempre.

Beti Copetti disse...

Muito obrigada, Neusa! Volte sempre!!

MARIA LÚCIA disse...

Querida Beti,
quero te dar meus parabéns pelos belíssimos trabalhos, pela sensibilidade, paciência e delicadeza com que cada um foi feito, pois é algo que impressiona...
Ando apaixonada por esta arte, porém tenho tão pouco tempo, sou tão ansiosa, que não sei se teria paciência para chegar ao fim...
Já costurei (fazia biquínis personalizados, exclusivos e sob medida), também fazia peças de roupas para mim, para minhas amigas e para minhas cachorrinhas... Tenho horrores de retalhos e as vezes me ponho diante deles - tenho vontade de juntar tudo em belos trabalhos...
Mas ainda não tive coragem! Por enquanto, só fico olhando e não me canso de admirar as belezas que existem por aí.
Um grande abraço

Malú

Beti Copetti disse...

Obrigada, Malu!
Talvez seja interessante começar com pequenos projetos, daí vai se entusiasmando e fazendo outros e outros...
Boa sorte!

Regina Pagan disse...

Oi, Beti,acompanho seu blog há mais de 1 ano e desculpe-me por nuca ter feito nenhum comentário.Admiro seu bom gosto e capricho, seus trabalhos são lindos. Obrigada pela sua generosidade em repartir conosco o seu talento.Abraços

Coisas simples da vida disse...

Beti, seu blog é o máximo, entro nele todos os dias... e estou começando nesta vida de artes manuais, que sempre vi minha mãe fazendo, achava lindo, mas não me interessava... agora estou amando tudo... e devo também um pouvo deste amor a você, que sempre mostra tanto amor, carinho e dedicação. Tenhop aprendido muito com o seu blog.
Muito obrigado.
beijos
telma

NADINI disse...

Ola vc tem um pano listrado branco/vermelho ou bege /vermelho
(tricoline ou popeline de preferencia)
pode ser retalho !
só preciso de 60 cm.
para parte de cima de um vestidinho.
por favor.
nadinimachado@hotmail.com

Anônimo disse...

Nossaaaaaa!!!!
Que maravilha!!! Estou encantada!!
Parabéns por tudo, pelo seu talento, pelo blog, pela partilha...
Sucesso, amiga!

Anônimo disse...

Nossaaaaaa!!!!
Que maravilha!!! Estou encantada!!
Parabéns por tudo, pelo seu talento, pelo blog, pela partilha...
Sucesso, amiga!

Bia Azevedo disse...

Seu blog é excelente. Eu também gosto de escrever sobre o que vou descobrindo. Sou louca por tecidos. Tenho um post sobre onde comprar tecidos para patchwork em Sao Paulo e também de algumas lojas para importar.

Suas dicas são muito boas, confesso que até então tenho feito os projetinhos sem lavar os tecidos antes, mas que é modo correto, lá isto é. Fiquei até preocupada pois estou fazendo o barrado da cortina do meu bebê e já cortei e não lavei. Ai ai. Agora algo que aprendi e não repito mais o erro é lavar o tecido no qual será feita uma cortina. Ah, isto aprendi, pois já tive mais de 3 cortinas que ficaram "pulando brejo" aqui em casa depois de lavadas. E caramba, que trabalhão fazer a barra de novo ou pagar para alguém fazer. Mas voce sabe que a primeira cortina que encolheu foi uma que eu mandei uma casa de cortinas confeccionar. Eles simplesmente nao tomaram nenhum cuidado previo com o tecido e também nao colocaram nenhuma etiqueta recomendando alguma lavagem especial. Lamentável.

Vou fazer um coaster, que foi algo que conheci aqui. Obrigada.

beijos.
Bia Azevedo
http://www.petitartiste.blogspot.com

Yese disse...

Hola Beti ,,,mi nombre es Yesenia... quiero darte las gracias por este tutorial me a servido de mucho, ya q estoy comenzando con esta tecnica, gracias por compartirlo...

Casa de Catarina - lelê disse...

Beti
Adorei! Espero mais dicas! Estou começando e adoro fazer pesquisas sobre o assunto!
Ainda estou vendo uma forma de organizar os tecidos... Também não sei que tamanhos comprar. Rolinhos, metro, etc... rs.
Beijos
lelê

cristiane disse...

Olá, Beti!
Em primeiro lugar parabéns, sou fã de seu talento, viu!
Gostaria de saber onde consigo comprar os tecidos por um preço melhor, moro em Joinville/SC será que vc pode me dar mais essa dica?^
Um abraço
Cris

Family Blog disse...

Boa tarde Beti!
Muito orbigada pela dica do tecido. Não tinha idéia da facilidade de ter um pouco de cuidado.
Bom trabalho.

toucas cirúrgicas disse...

À procura de lojas que vendam tricoline estampadas conheci seu blog e adorei, parabéns pelos seus trabalhos e dicas. Gostaria de saber onde vc compra os tecidos. Agradeço por seu retorno. Bjs

Fatima Bandeira disse...

Boa noite!

Quero estofar meu sofá com um tecido patwork já pronto. Existe?? Poderia me informar se vcs vendem em caso afirmativo.

Grata

byband@hotmail.com

Lilian Martins disse...

Olá Beti!
Gostei muito do seu Blog, das suas dicas. Ajudam muito.
Estou tentando fazer umas aplicações com tecido mas quando eu corto fica desfiando, pois são pedacinhos pequenos. Poderia dar uma dica para que o corte saia certinho, sem desfiar?
Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

janete disse...

olá!
Cheguei aqui por acaso e gostei, vou passar sempre!
Adoro patchwork, sou viciada em comprar paninhos, e hj comprei minha base, régua e cortador para executar com mais precisão meus trabalhos!
Já tentei conseguir molde de galinha de angola, mas não consigo...vc pode me ajudar?
jascarello@hotmail.com
se precisar de algum molde que eu tenho, posso enviar tbm.
muito obrigada pela atenção.
bj

Jac Mon disse...

Olá Betti,
tenho vindo bastante ao seu blog, seu trabalho é muito bonito e inspirador. Estou tentando seguir seus passos e hoje comprei meus primeiros tecidos. Assim que tiver alguma coisa pronta te mostro ok? Voltarei sempre aqui para buscar inspiração tá?
Desejo sucesso cada vez mais a vc!
Beijos
Jac

Juliana disse...

Oi Beti estou começando a fazer patchwork e estou com dificuldade em casear o trabalho pois o tecido desfia. Poderia me dar alguma dica. Quero fazer toalhinhas para minha filha levar pra escola e comprei daquelas de bordar ponto cruz, apliquei o nome dela no etamine mas não consigo terminar o trabalho. Por favor, se puder me ajudar (juclopes@bol.com.br)

beth disse...

oi Beti, estava navegando à procura de tecidos e achei o seu blog. Felizmente. Estou encantada com sua arte, Parabéns pelos seus lindos trabalhos. Hj tô meio apressada mas já me tornei sua seguidora e volto com mais calma para apreciar devidamente seu blog. bjus e uma ótima semana pra vc.

Lu disse...

Oi Bete!
Passo por aqui frequentemente para ver as novidades e adoro tudo o vc faz. Aliás, vc me inspira....
Gostei muito das suas dicas principalmente como lavar tecidos. Os meus ficavam muito amassados...
Parabéns pelo deu trabalho!

Petit Poah Artesanato disse...

Ola! Queria parabenizá-la pelos trabalhos lindos que faz.Comecei meu bolg agora, mas já coloquei o seu blog como referência.
Como eu citei no meu blog " Verdadeira inspiração!" Bjs

gigi disse...

Muito obrigada pela dica, que Deus a abençoe...
beijus no seu coração
Gigi

Renata Alves disse...

Beti, meu nome é Renata. Atualmente estou mergulhando de cabeça no mundo do artesanato, e sempre gostei da idéia de tecidos, linhas, colagem, pincel... porém os tecidos estão vencendo... rs! Agora que é um período bom para criar presentes e aperfeiçoar o que já sei, por causa do natal, queria me aventurar no mundo do patchwork. Estava vendo os materiais básicos para comprar e me deparei com uma dúvida:o cortador em rolinho é realmente necessário? Já ouvi críticas de que ele enruga o tecido na hora do corte, e não estou podendo disperdiçar meu dinheiro ultimamente. O que você me orienta? Tb tenho um blog, e podemos conversar por lá tb, se preferir: artesdarealves.blogspot.com.br; meu e-mail é artesdarealves@gmail.com. Aguardo ansiosa a sua resposta.
Um abraço.

Sandra Kelli disse...

ótimas dicas!!! obrigada!

luiza disse...

Obrigada!!!!! Valeu muito!! abraços Luiza