sexta-feira, agosto 27, 2010

Todos à festa!


Quando minha irmã sugeriu uma festa de aniversário para nossa mãe, especialmente com a presença dos netos, achei uma excelente ideia. Fazer 85 anos não é pra qualquer um, e minha mãe, absolutamente festeira, já comemorou seu aniversário de muitas formas. Um bolo em casa, para a família, com os colegas de trabalho, festão na Casa dos Italianos para muita gente, chá com docinhos só para mulheres... Dá pra imaginar, né, 85 festas! E sempre com muita comida, como convém a uma família italiana!

Juntar os 12 netos com suas famílias não foi possível, mas os os que compareceram fizeram a festa. Foi divertido e deixou a aniversariante muito contente. E não era pra deixar? Numa família que vive trocando os nomes das pessoas, às vezes foi difícil para ela chamar cada um pelo nome certo. Eram nove netos mais cinco "agregados" - namorados, maridos, namoradas, mulheres, além das filhas e genros. Muita gente! E muito frio! O termômetro chegou perto do zero grau nesta noite.

Meus filhos, que nasceram todos em Porto Alegre, não iam para Ijuí, todos juntos, há mais de dez anos. E esta foi a oportunidade para os novos integrantes da família conhecerem a cidade. E para fazermos turismo! Saímos de manhã bem cedinho de Porto Alegre e fomos aproveitando o passeio. Os campos cobertos de canola deixaram a paisagem muito linda! No ano passado, nesta mesma época, eu já tinha fotografado e mostrado aqui. Na minha infância eram os campos de trigo que compunham a paisagem de inverno. Agora a canola toma conta dos campos como cultura de inverno. E o colorido é fantástico! O amarelo das flores combina que é uma beleza com verde e o céu azul. Juntei as fotos que a Rita e eu fizemos do caminho de ida até a chegada na casa da minha irmã, com a proteção da Santa Lucia na porta e a gata Maga fugindo do povo que chegava. Estão aqui:

video

Com tantas flores pelo caminho, ainda tinha mais, quando chegamos em Ijuí. Apesar de ser inverno, os lugares públicos e os jardins das casas estavam cobertos de flores, principalmente amor-perfeito, que floresce exatamente nesta estação. Depois da chegada, o turismo continuou pela cidade.


Um dos lugares a visitar era a estação férrea, porque um dos meus filhos desenvolveu um especial interesse por trens. A estação está em condições tristes, comparada com a vivacidade que tinha o local no tempo em que os trens de passageiros ainda existiam. (Por que mesmo que eles acabaram?) E apesar de não sabermos o horário (ou dia) em que passa o trem, tivemos sorte de estar no local exatamente quando passou uma locomotiva puxando vagões-tanque. Melhor que a encomenda!



Foi recém o primeiro dia da viagem. Depois da festa, levantamos cedo no domingo para fazermos turismo pela zona rural. Apesar de ter nascido e vivido quase 20 anos lá, e voltado várias vezes, ainda não conhecia os lugares do passeio do dia seguinte. Mas isto já é assunto pra outro post.


15 comentários:

. disse...

Parabéns.
Alfazema

sandra disse...

Parabéns prá mamãe! 85 é obra!
Belo passeio!

Carlinha disse...

Que coisa boa! Festa de aniversário da mamis, reunir a familia toda, num lugar encantador como esse, e ainda fazer turismo! MUito bom, isso dá felicidade até para armazenar! rsrs

O mundo da Dani disse...

hoje em dia reunir todaaaa familia nao é tarefa facil né..rsrs
fotos divinas;;;

bjussss

Pedaço de Amor disse...

Minha avó faz 90 em novembro! Queria tanto ir, mas não sei se vou conseguir...=(
Adorei ver a foto da vovó com os netos. Mas vc fugiu da foto de novo, né?

beijo

Fatima Guimaraes disse...

Bete, que coisa linda sua mãe.
Parabéns pra ela...
E o lugar??
Existe mesmo??
Parece paisagem de cinema...que sonho.
Beijos

Maria Fita disse...

Que família linda, Beti!
Parabéns pra Mama! Muuuita saúde e alegria!
Adorei as paisagens!
bj♥
;o)

Vanessa Maurer disse...

Aaaaaaaaaaa a mama! Que fofa, finalmente "conheci"... muitas beijocas nela viu! Por aqui, ela continua nos meus pensamentos, de boas vibrações e muita energia para a sua caminhada... Que ela seja muito feliz, cercada de todo o amor, respeito e carinho da família sempre!
Beijocas amiga querida...

Beti Copetti disse...

Alfazema, Sandra, obrigada! Vou transmitir a ela!
Verdade, Carlinha!
Dani, não é mesmo! E pra família grande, pior ainda!
Elo, eu estava atrás da câmera! ;-)
Fatima, obrigada! A estrada está belíssima!
Suzana, obrigada! bj
Van, querida!Vou pedir pra minha irmã mostrar os comentários pra ela. bj

Ana Tuyama disse...

Que legal reunir toda a familia assim! Parabéns para a sua mãe!
É tão interessante voltar a lugares que conhecemos, depois de muito tempo, dá uma saudade boa!!!

Rosana Sperotto disse...

É um privilégio grande termos a companhia dessas "meninas" guerreiras, faceiras, né, Beti? Imagino sua alegria com a prole reunida... Fica um abraço pra ela, outro pra ti! Campos de canola, não conhecia, quero ver essa lindeza de perto. Bom fim de semana!

Mãe da Rita disse...

Parabéns pela bonita família :-)

Mina disse...

Parabéns à mamãe festeira e sua maravilhosa família!! Que ela sempre tenha a companhia desta linda família e que Deus a abençoe com muita saúde, energia e coisas boas!! adorei o tour!

Cleci Arte e Talento disse...

Que bela festa!!!!

Ah, a minha orquidea de 6 cachos floriu, venha dar uma olhadinha!!

bjinhos, Cleci

Rita Copetti de Queiroz disse...

Ahhh que legal!

Foi um passeio muito legal e nos divertimos muito.
Viagem bonita!

Sem falar que comemorar os 85 anos da vó foi muito bom, fizemos uma mobilização entre irmãos e primos e ocnseguimos reunir o maior numero possivel, acho que a vó adorou!!