quinta-feira, setembro 02, 2010

E o medo?



Pra quem tinha medo de atravessar uma pontezinha de aço sobre o canal do rio, como falei em post anterior, que tal passar por uma ponte quase bamba sobre uma barragem, na beira da queda de água? Eu, que não gosto de altura, achei que não teria coragem. Mas me senti desafiada e fui, agarrada no corrimão, com a estrutura balançando, e cheia de medo, até o centro da barragem! Aventura devidamente documentada em foto de cima do rio (e da margem, por minha filha). Dá pra notar que a tal pontezinha tem apoio somente pelo meio? Pés de aço colocados no meio da estrutura metálica? Quem é aventureiro deve achar fichinha, mas, pra mim, foi uma conquista! Depois disso, andar sobre o pontilhão de tocos bambas sobre um trecho do rio foi fácil!
Mas pra chegar até aí, passamos por muita beleza na estrada e na Usina Andorinha, outro ponto visitado em nosso turismo por Ijuí. Embora a Usina, que pertende à CPFL Companhia Paulista de Força e Luz- não estar aberta ao público, conseguimos uma permissão especial para conhecer o local, sempre acompanhados por um funcionário muito atencioso. Ficamos sabendo como é o funcionamento, e pudemos ver a bela queda d'água e nos aventurar por uma trilha ao lado da cascata, até a tapia, ou barragem, de onde é desviada a água para passar pelos geradores da usina.
Um belíssimo passeio!Eu, que nem sabia que tinha estas belezas em minha cidade natal, fiquei feliz em poder conhecê-las junto com meus filhos. Como aqui em casa todos gostam de natureza e de novidades, foi uma agradável manhã. Claro que chegamos atrasados para o almoço (as três últimas postagens mostram passeios feitos todos na mesma manhã), passando por lavouras de trigo (ou aveia?), belíssimas paisagens coloridas pelo sol de inverno. Logo depois, os filhos voltariam para Porto Alegre e eu ficaria mais alguns dias para novos passeios turísticos.
.

6 comentários:

Monice Terra disse...

Lindas imagens! O passeio deve ter sido ótimo!

inaiara disse...

Que paisagens lindas! As fotos ficaram bárbaras, parecem pintura...

Júlia Copetti de Queiroz disse...

Que medo o que! Passeio muito legal, lugar lindo e familia. Tava ótimo!

Maria Fita disse...

Que passeio maravilhoso!
Rendeu lindas fotos!
É vc ali, Beti?!
bj♥ ;o)

Beti Copetti disse...

Obrigada pela visita, meninas!
Ieu mesma, Suzana! ;-D

Maria Fita disse...

Imaginei mesmo...com máquina em punho e resgistrando lindos momentos, deveria ser vc! Adorei te ver! bj♥ ;o)