quinta-feira, janeiro 13, 2011

It's black. It's white


Há cerca de dois anos a Rita e o Carlo trouxeram alguns tecidos de Gramado para começar a juntar  material para a colcha que eles queriam que eu fizesse. Tecidos em branco, preto e alguma coisa de cinza. Pedaços  com 50cm de lado para um quilt que deveria ser de quadrados. A ideia era trazer tecidos de cada lugar que eles visitassem, para que a colcha, além de retalhos, também fosse de lugares. Como as viagens seguintes deles foram mais de aventura do que de compras,  os quatro pedaços de tecidos ficaram aí, sozinhos, esperando companhia.

Então, neste Natal decidi que seria a hora de fazer a tal colcha, mas com algumas alterações. Fui em duas lojas aqui, na cidade do lado, e comprei um pedaço de cada tecido em branco e preto que eles tinham. Gostei de encontrar estampas com notas e com instrumentos musicais, já que o moço toca guitarra! Como o tempo era curto pra fazer uma colcha, já comprei os tecidos na medida que usaria, precisando apenas cortar na largura, já que nem todos têm a mesma medida. Isso facilitou muito o trabalho. Então, dispus as estampas intercalando claros e escuros. Parte do trabalho estava feita. Depois disso, precisei colocar faixas verticais, pois a largura tinha ficado em 1,40m, e a colcha precisaria ter, pelo menos, 1,70m. A estampa de jornal foi um achado! Ao lado dela, um delicado floral, e estrelinhas brancas em fundo preto pra arrematar.



Como não tenho uma mesa grande como a colcha, o jeito foi usar o chão mesmo. Não inventei isto, claro que não, apenas me inspirei nos sites de americanas e européias que mostram o wip de seus quilts. Foi aí que aprendi a usar fita crepe para prender as várias camadas no chão e unir com joaninha (alfinete de segurança, pra quem mora acima do Mampituba!) para poder quiltar. Já usei  alinhavo e alfinetes, mas a joaninha é, de longe, a melhor opção.



Minha intenção era fazer, no avesso, uma faixa supercolorida, pra poder ser usada dos dois lados. Mas ficou só branco, porque o tempo era curtíssimo! Fiz tudo em sete dias, contando um que perdi por precisar desmanchar o quilt que tinha feito à máquina (era pra ser mais rápido). Como a minha Singer é comum, não para quiltar, não tem espaço suficiente caber a colcha, mesmo dobradinha com cuidado. Assim, a costura ficou repuxada. Que fazer? Claro, desmanchar e fazer à mão!

Tudo pronto, sobraram os quatro pedaços de tecidos que dariam origem à colcha. A solução óbvia foi fazer duas almofadas pra colocar sobre a cama. Com borda americana, pra dar mais destaque. Mas ainda achei sem graça. Então, resolvi colocar dois botões gigantes, tipo pincushion. Gostei!





Mas o que mais gostei foi da cara dos dois, quando ganharam a colcha! É uma bela recompensa!

Ah, as fotos foram tiradas pela  Rita, algumas de dia, outras de noite, com luz amarela,  por isto a diferença nos tons.




24 comentários:

Daniela disse...

Amei ficou tudo de bom!!! parabéns!!!
Daniela
http://pedacinhosdemim-daniela.blogspot.com/

artes disse...

ola Betti sua colcha ficou maravilhosa parabens...
bjs fatima

RENATA MONTEIRO disse...

Sua colcha ficou maravilhosa!!!
Parabéns!!!
http://flor-deprincesa.blogspot.com

Rosana Sperotto disse...

Apesar de não simpatizar muito com essa dupla, preto&branco, "babei" pela colcha, Beti! Super-elegante. Imagino só a alegria que essa surpresa trouxe aos presenteados. Beijo!

Meggy disse...

Está lindaaa! Que trabalho! Mas imagino que melhor prenda não podiam ter recebido.
Um grande abraço
e Bom Ano
Margarida

Rita Copetti de Queiroz disse...

Ahhhhhh eu não tinha visto as fotos do trabalho sendo feito, que legal.

Os pedacinhos de tecido trouxemos e Gramado, depois de um final de semana por lá em agosto de 2009. Me empolguei quando passei na lojinha de patch que tem na Borges, bem no centro. Entrei pra tirar fotos do cartaz do festival de patchwork que acontece seguido por lá, dai eu e o Carlo vimos uns tecidinhos preto e branco e não lembro mais se a idéia foi minha, ou se foi dele, mas pensamos em comprar pra começar a nossa colcha! Claro que não seria eu que faria o trabalho, até porque minha praia é na cozinha, na maquina de costura não me achei ainda. Levamos os tecidos pra mãe e pedimos pra ela guardar com os proximos que comprassemos... não conseguimos comprar mais nenhum! Me lembro de em Torres, enquanto estavamos trabalhando no Balonismo pensar em ir numa lojinha por lá, mas acabou não dando tempo... e assim os tecidos ficaram sozinhos la na casa da mãe...
Imagina a nossa surpresa em ver aqela colcha linda, dobrada perfeitamente, com duas almofadas em cima e um super tope preto de cetim fechado tudo isso!!! Não esperava ganhar um presentão desses de natal, não esperava mesmo! Achei que a mãe faria uma toalha com um pedaço de tecido floral que minha sogra tinha me dado... fiquei muitooooo feliz com o presente!!
E quando soube que ela desfez tudo que tinha feito porque não gostou do acabamento fiquei de boca aberta!

Obrgada Mãe!! É um ótimo presente, e deixa finalmente meu quarto com cara de quarto, aconchegante e gostoso de dormir. Ontem mesmo o Carlo disse: Agora vamos dormir na nossa cama de revista!

Ana Paula R. Portela disse...

Esses são os presentes que nos tocam n'alma.
Parabéns meninas.
Rita... guarde esses momentos. A colcha pode queimar, gastar, sumir... essa demonstração de amor... ah... o VISA não paga!
Um beijo para todos dessa família pra lá de especial.

Vanessa Maurer disse...

Mas ficou linda demais essa colcha... e tem história prá contar, das mais belas... do teu amor de mamis pela boneca, no seu novo lar... Imagino a carinha deles mesmo...

PS: Ainda bem que tu traduziu a joaninha... ficaria perdida, rs...

Pedaço de Amor disse...

Beti, essa colcha ficou maravilhosa! Tenho planos de fazer uma pra mim, mas não consigo arrumar coragem!
Me ensina? rs
As almofadas ficaram show! Adorei os botões!
Enfim, tudo lindo, pra variar!!!
bjsss

harumi disse...

ah, ficou, como a Rita disse, "cama de revista!!" linda, linda!!!
beijocas,
da harumi

Maria Amélia disse...

Beti,
a r r a s o u!!
Ficou um luxo, sofisticada mesmo.Esse tecido de instrumentos musicais é muito fofo, não conhecia. Parabéns. Como sempre suas colchas são maravilhosas. Sou fã. bjs. mamélia

Mãe da Rita disse...

Ficou lindíssima, parabéns!

Caminhos do patchwork disse...

O mais importante foi que vc demonstrou o seu amor por sua filha e nos comentários dela dá pra ver o quanto ela tb te ama!
Salve o patchwork! Unindo famílias cada vez mais!

Iris Barbas disse...

Oi Beti!
Olhando tuas últimas postagens, acredito que teus familiares devem ter ficado muito felizes com os presentes que receberam. Realmente você se esforçou! A cama vestida também está um espetáculo! Posso imaginar o trabalho que deu..
Abraços, Iris

Jac Mon disse...

Oi Betti,
sou sua fã a muito tempo e sempre volto para admirar suas obras. Muito linda essa colcha, parabéns!
Um abração
www.artesredobradas.blogspot.com

Sweet Bee disse...

Mas Bahhhhh, Que colcha lindaaaaaa!!!
Eu queria fazer uma de quadradinhos, e estava estudando como quiltar... à maquina neh... hihihi Mas já vi que foi por água abaixo... Ç.Ç


Mas deixa eu te dizer... tava vendo seu flikr... Só de ver o mar, das nossas praias tão calmas, me deu uma saudaaaaade de praia... Tenho casa em Torres, mas este ano, não vou poder ir... trabalho trabalho trabalho...
Invejaaaaaaaaaaaaaaaaaaa de vc que mora na praia... Ç.Ç
Mas um dia eu ainda vou morar lá...

Beijocas... Trabalho Divinooooooo!!!

A-DO-RO! disse...

Ficou linda! As estampas são maravilhosas, a do jornal então, um deslumbre!
Beijosss

Lu Gastal disse...

beti... chi-que-rés-si-mo!
quando vamos nos conhecer pessoalmente?????

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Beti

Que belíssima combinação de estampas!!! não sou muito P e B, mas ficou D+
Amei seus trabalhos perfeitos!!!!!!!

Aris disse...

Oi! Passei para dar uma espiada e fazer propaganda do nosso blog de beleza. Dá uma espiadinha lá ;-)
Bj!!!!
http://pink-maravilha.blogspot.com/

koisikas legais disse...

Ficou muito linda Betti,a propósito, vc é parente de Olmir Copetti que mora em Santo Augusto? Ele é mui amigo nosso.
Bj
Marlei

Aris disse...

Passa no Blog Coisa de Mulher para participar da promoção que tem lá :-D

http://pink-maravilha.blogspot.com/

Rafaela Marinheiro disse...

Ficou linda!
Amei a ideia de trazer os tecidos de viagens.
Beijos
www.casapraquetquero.blogspot.com

by Ana Claudia disse...

Que lindo!!! Adorei e quem sabe um dia eu me aventuro!!!
bjks

www.ateliemc.blogspot.com