sexta-feira, junho 03, 2011

O babyquilt da Catarina




Estava faltando ainda eu mostrar o último ítem do enxoval da Catarina: o quilt. Por ser a mais demorada, foi a primeira peça que fiz, e mostrei o processo aqui. Infelizmente, fiquei sem as fotos da colcha inteira. Que coisa!




Na frente, o babyquilt foi feito no padrão log cabin, usando tecidos com estampa em vermelho e azul claro, como o restante das peças do enxoval.   Na parte de trás,  xadrezinho azul claro. Mas gosto que os quilts sejam usados de ambos os lados. Então, coloquei uma faixa de tecido com uma delicada estampa com desenho de menininhas  no campo. Nas bordas, listras vermelhas e brancas, como uma moldura. Um lado mais clean, mas ainda com as mesmas cores.


Ainda neste lado coloquei uma etiqueta bordada com: o nome da menina, quem encomendou o quilt e a data.  Como detalhe, apliquei uma estrela em xadrezinho vermelho 



Para quiltar a colcha, em vez de costura em linha reta ou acompanhando o desenho dos blocos, escolhi fazer pespontos em forma de estrelas, já que o enfeite para cima  do berço seria uma chuva de estrelas. Bem sutil, os pespontos desenhando estrelas foram feitos em linha azul clarinha e, em alguns lugares, ficou mais vísível o fofinho do que os pontos em si. O objetivo era este mesmo. Prender as três partes da colcha - topo, miolo de fibra e  parte de baixo - de uma maneira diferente, delicada e ainda alegre.

Nas fotos abaixo estão as peças  juntas.





10 comentários:

FELTRO POR MIM disse...

Ai ai... deu vontade de ser a Catarina! Lindo!

Maura disse...

Lindo d++++! Parabéns!
Enfim voltei a blogar e postei umas fotinhos da minha filhota ontem. Passa lá pra conhecê-la!
Bom final de semana!
Maura, mamãe da Sophia

Vanessa Maurer disse...

A mais esse enxoval ficou demais!

Carla Pathy : disse...

Que trabalho lindo!
Adorei o quilt de estrelas.


Tem sorteio rolando lá no blog! Vem participar!
http://pathyarteira.blogspot.com

Beijinhos e bom final de semana! :)

Virginia lucia domingues disse...

realmente o seu trabalho é muito lindo, parabéns, bjs vilu

harumi disse...

a catarina vai ter os sonhos muito doloridos e felizes com este enxoval, beti! tá lindo!

Tati disse...

Ficou demais!!! Também gostei das cores escolhidas serem diferentes das mais usadas pra bebês. Lindo demais!

Bjos

harumi disse...

ops, agora que vi meu comentário acima, com um SUPER erro de digitação! vou corrigi-lo: a Catarina terá sonhos muito COLORIDOS, e não doloridos, coitada... que cabeça-de-melão a minha, nem confere o que escreve, humpf!!!

Shanti Schoof disse...

Oi Beti, estou amarradona por essa colcha. que coisa mais linda.
Minha filhinha, que tem 14 anos, hahah, quer que eu faça uma igualzinha... Comprei tecidos parecidos e estou fazendo o planejamento do projeto.
Pelo que pude perceber, você cortou as tiras e foi cortando aleatoriamente . Me dá uma mãozinha... quais a medidas que você usou? Me conta um pouco mais do planejamento e execução.

Beijos e parabéns pelo lindo projeto.
Prometo postar no meu blog e dedicar todos os créditos a você.

Shanti

Beti Copetti disse...

Meninas, obrigada pelos comentários!
Shanti, esta técnica se chama log cabin. É isto mesmo: corta tiras da mesma largura e vai costurando. Tenho outro post aqui, onde falo sobre a técnica. É só procurar na coluna lateral aqui do blog.