sexta-feira, junho 10, 2011

Uma base de coração



O coração de hoje é um coaster, uma peça pra usar direto nestes dias frios, com uma caneca de chocolate quente por cima. Mais do que uma postagem normal, hoje tem aqui um tutorial para fazer o porta-caneca. Quer fazer?

Você vai precisar, primeiro, fazer um molde de papelão - mas se você tem em casa uma caixa, uma lata, um prato, qualquer coisa em forma de coração, pode usar como molde. Como eu faço corações de vários tamanhos, uso papelão. Como? Primeiro você dobra uma folha de papel fino, desenha um dos lados do coração (pra ficar bem igual nos dois lados). Abre, e copia o desenho num papel mais grosso - uma caixa de sucrilhos, por exemplo. Então recorta direitinho e está pronto seu molde. Aqui, fiz um recorte por dentro, pra ter dois tamanhos de coração. Você vai ver porquê mais adiante.


Material:

- dois pedaços de tecido  do tamanho do seu molde. O meu, foi com a medida de 20cm cada.
- um pedaço do mesmo tamanho de manta de fibra - pode ser também feltro.
- tesoura, agulha, linha para pesponto, marcador de tecido (aqui, usei o aparelhinho de abrir casas -como se chama?), lápis, alfinetes, linha e agulha para costurar à mão, ou máquina de costura.

Como fazer:


1. marque o molde no avesso de cada tecido e da fibra


2. recorte as três partes


3. junte as três partes. Os tecidos face a face mais a fibra.


4. Prenda  as três partes com alfinetes. Costure, deixando uma parte aberta para desvirar.


5. Faça um pique na parte mais fechada, para abrir melhor do outro lado.

6. Desvire, e passe com ferro morno. Ferro muito quente vai amassar a fibra. 

7. Costure à mão, com pontinhos. Faça o mais invisível que conseguir. 

 8. Agora use a parte interna do molde e o marcados de tecido para marcar o local onde será feito o pesponto. Se você usar o abridor de casas, tenha muito cuidado pra não furar o tecido.

9. Agora pegue a agulha com a linha de pesponto. Dê um nozinho na ponta e passe entre dois pontos de onde você fechou à mão. A agulha entra pelo lado e sai no ponto mais próximo onde você marcou o coração interno. 

10.  Faça o pesponto com pontos regulares em toda a marcação.

11.Quando terminar, passe a agulha entre o tecido e a fibra, saindo entre dois pontos, como na entrada. Puxe um pouquinho, franzindo levemente a peça, dê um nozinho, corte a linha e solte, para o no ficar pelo lado de dentro, sem aparecer.

12.Se precisar, passe outra vez com ferro morno. Está pronto seu coaster de coração! 



11 comentários:

*** Sandrinha *** disse...

Q charme ,amei ...eu quero+o+o+o+o+
BJKS!!!

Cantinho do Fuxico disse...

Muito fofo!! Amei!!
Um fim de semana maravilhoso!
Beijoo
Lu

Mery Vale disse...

oi Beti,
ficou uma graça e obrigada pelo pap!
beijos e um ótimo fim de semana,
Mery

Paula Louceiro disse...

Lindo o coaster e o passo a passo está ótimo. Super explicadinho.
Bjoka

Kika Diniz disse...

Lindo e muito bem explicado, obrigada! jks.

maria lucilia disse...

Adorei o pap e o porta xícara tambem.

Vanessa Maurer disse...

Que post mais amado!

Aninha disse...

Que mimo lindo,

bjs

Iris Barbas disse...

Ficou muito bonito o seu coaster! Combina com este final de semana.

Abraços, Iris

Bianca disse...

Ficou um charme esse coaster, adorei! E o tutorial ficou muito bem explicado!
Beijos

Ana Cris...Ü - Dondoca´s disse...

Lindo demais...e com seu PAP fica tudo mais fácil !!! Bjs e obrigada por compartilhar !!!