segunda-feira, novembro 07, 2011

Ideias Simples


Como disse no último post, vou fazer uma série mostrando ideias simples para o final de ano - mas algumas podem ser usadas sempre. É o caso de hoje. Geralmente  usamos velas na decoração de Natal e ano novo, mas também podemos acendê-las  em qualquer outro dia. Um encontro romântico, um clima tranquilo, um banho de banheira - ou até mesmo de piscina. As velas sempre são bem-vindas. E  mostro aqui maneiras  muito fáceis, baratas e de grande efeito de porta-velas. É o legítimo  use what you have,  expressão muito conhecida no mundo craft e de decoração.

Vamos lá!  O primeiro é de pérolas! O material necessário: um pote de vidro transparente (este é de patê, mas dá pra usar copos baixos, vidrinhos de conserva, pratinho de sobremesa...), cola de silicone e fita de pérolas em metro.  Para este pote, usei 1.45m desta fita de 1cm de largura. Quanto mais estreita, mais fita é necessária, mas também fica mais ajustada ao vidro no caso de ser mais estreito embaixo, como este.

 

Passe a cola  e vá prendendo a fita. Quando fechar a primeira volta, passe um pouquinho por cima do começo, e continue até em cima. Fica tão delicado, que pode ser usado mesmo sem vela, só para colocar coisinhas pequenas dentro.

Mas com a luz dentro, o efeito é encantador!  Se você não tiver em casa estas velinhas baixas, pode usar uma vela normal e cortar um pedaço, para que ela fique abaixo da borda do vidro.

♥♥♥♥♥
Com a mesma ideia, separe pedacinhos de fita, renda, bordado inglês ou outro material que tenha um desenho vazado. Aqui, usei pedaços de 24cm. E a maneira de fazer é ainda mais rápida: cole uma ponta no vidro e enrole a fita. Mais cola no final e pronto! Se quiser, pode usar alguns pontinhos de cola ao redor, para a fita não sair do lugar.


Ficaram assim, na mesma ordem da foto acima: bordado inglês, fita bordada e renda de algodão: Na primeira foto abaixo dá pra ver que  o bordado inglês não cobriu todo o vidro, ficando uma faixa de luz embaixo.  É que eu quis que a borda arredondada ficasse acima do topo do potinho . Pra isso não acontecer, pode-se fazer um acabamento com outra fitinha combinando.



♥♥♥♥♥
Agora, o da foto da abertura do post. Você vai precisar: um potinho de vidro transparente, pedacinhos secos de madeira (galhos fininhos cortados em tamanhos levemente diferentes), cola de silicone e borrachinha de dinheiro - atilho.

 Vá passando a cola aos poucos e colando os pedacinhos de galhos secos, intercalando altos e baixos. Quando colou todos, coloque as borrachinhas para prender e deixe secar por alguns minutos. Este ficou amarrado por quase duas horas, enquanto eu fazia a minha caminhada diária, mas não precisa tanto tempo. Solte com cuidado e coloque uma velinha dentro.

O efeito não é lindo? Adoro as sombras que fazem na parede e na mesa !

♥♥♥♥♥

Aqui tem mais: no começo do ano passado fiz um tutorial para transformar latas de conservas em lanternas. Veja aqui.

14 comentários:

Júlia Copetti de Queiroz disse...

Adorei! Muito lindos!

Carla disse...

Adorei...lindos!!! Vou copiar.
Boa semana.
Carla.

Rita Copetti de Queiroz disse...

Muito legal! Eu tenho mais vidrinhos desses aqui em casa, e to separando latas de tomate pelatti, vamos fazer lanternas!

Bianca disse...

Adorei as dicas!! Muito legal!
Beijoss

Salete disse...

Oi Bete, adorei todas as dicas, vou fazer e ensinar as minhas amigas e alunas tbm, adorei o dia de varal, super criativo. Bjs Salete.

Júlia Copetti de Queiroz disse...

A mesa do ano novo vai ficar linda! Lanterninhas de latinha na aroeira, e velinhas rendadas na mesa!

Mãe da Rita disse...

Que ideias tão giras :-)
Boa semana!

Mina disse...

Amei, obrigada querida pelas dicas super úteis, lindas e fáceis de fazer! beijos!

Cantinho do Fuxico disse...

Todos lindos Bete! Adorei as dicas. Uma semana maravilhosa para vc!
Beijo!
Lu!

Glorinha Fischer disse...

Bete, quanta ideia maravilhosa!!!
Vou aproveitar meus vidrinhos também!
Beijos
Glorinha

Marcia Accioly disse...

Amei as idéias! Posso copiar para enfeitar meu jantar de Natal?
Bjs

Salete disse...

Oi Márcia, oque foi q vc gostou? se foi no meu blog , pode copiar a vontade. Beijo da Salete.

Beti Copetti disse...

Muito obrigada pela visita, meninas!
Márcia, é pra copiar mesmo! ;-)

Thaís disse...

Que lindo... citei (com o link) no meu blog, ok? Beijos!