terça-feira, março 20, 2012

Uma guirlanda para receber o outono


Você já deve ter usado guirlanda de Natal, talvez de ano novo e até de Páscoa. Mas já fez uma para comemorar a chegada do outono? Pois agora  mostro uma maneira muito fácil e  de grande efeito para enfeitar a porta da casa nesta estação. Caracterizada pelas cores em tons de terra,  a estação também é conhecida - pelo menos nos estados do sul - pela luz  especial, dourada, que destaca as cores do amarelo ao marrom. E são exatamente estas cores que teremos na guirlanda!

Você vai precisar de uma uma guirlanda de capim, comprada em lojas de artesanato (ou, se você é habilidosa, pode fazer em casa mesmo, com capim ou ramos flexíveis), folhas amareladas, do seu próprio pátio ou dos parques, jardins, ruas arborizadas. Para juntar tudo, barbante, linha ou fita de palha. Eu usei linha marrom, pra aparecer menos.


É muito simples para fazer:  prenda a primeira folha na guirlanda com a linha, dê um nó e vá prendendo as outras, uma a uma, sempre colocando a nova folha sobre a linha que prendeu a folha anterior. Quando chegar ao fim, arrume as folhas para esconder a linha que prende a última folha. No final, acrescentei galhinhos secos, bem finos, entre as folhas. Eu fiz só a frente da guirlanda, mas, se você quiser que ela fique mais volumosa, pode colocar as folhas também dos lados - acho melhor deixar a parte de trás livre, pra encostar na parede.


Está pronta! Quanto mais coloridas as folhas que você usar, mais bacana vai ficar a guirlanda. Agora você pode colocar na porta, na janela, na parede da sua casa. Ideia: se você fizer toda a guirlanda forrada com folhas, frente, atrás e lados, pode  pendurá-la no teto ou marco da porta, usando fita combinando ou fio de nylon. Ela vai ficar como um pendente ou móbile.


RAMOS SECOS 

Ah, você não achou folhas coloridas, não encontrou nada que pudesse usar? Nem mesmo a guirlanda?  Mas uma coisa, certamente, você encontra em qualquer lugar. Mesmo em cidade grande : galhos secos.  Pequenos, fininhos, desordenados. São perfeitos! Junte-os pela parte mais grossa e amarre uma tira de tecido - cortado com tesoura de picotar ou mesmo rasgados - e faça um laço! Com qualquer estampa, numa das cores do outono, está pronto o mais rápido arranjo que você já fez! Agora é só pendurar na porta! 


MARCELA

Mas se nem mesmo galhinhos secos você conseguiu, ainda tem uma  maneira de enfeitar a casa para o outono. A marcela, florzinha que nasce selvagem no campo e que floresce nesta época - vendida nas ruas, nos mercados - e usada como chá para digestão, pode servir também! Mesmo que você não confie nas flores vendidas nas ruas, por não saber a procedência, para enfeite elas não vão prejudicar.  Junte um buquê, amarre uma tira de tecido e um cordão rústico por cima, e pronto! É só pendurar e curtir a nova estação!

Bom outono !


10 comentários:

Rita Copetti de Queiroz disse...

Ficou lindo! Lindo lindo lindo!
Bem-vindo outono, a estação dos tons laranja, da bergamota e do caqui e do chimarrão que se toma com gosto sem morrer de calor!

Luzes de Fadas disse...

Adoro outono ... acho tão aconchegante ...
Adorei o pap!
bjs, Heidi

Rebeca disse...

A guirlanda e os arranjos ficaram lindos! Eba! Começa a minha estação preferida!

Jussara disse...

PRA QUEM AMA O OUTONO COMO EU FICOU MARAVILHOSA!!!

nanikist disse...

Amei esta guirlanda!
Beijos.

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Adorei, Beti, ficou muito legal! Bjs e que o outono faça brotar muita coisa bonita nesse seu cantinho.

Beti Copetti disse...

Obrigada, meninas! Inspiração não está faltando! ;-)

Raquel disse...

Uma boa maneira de comemorar a chegada dessa estação tão deliciosa!
Ficou muito lindo.
Parabéns!
beijos
Raquel - www.sewing-with-love.blogspot.com.br

Adriana disse...

Uma grande idéia, amei!!1

Carla Patrícia disse...

Beti!
Como fica lindo, né? Amo o outono, fico mais inspirada! Acho que é porque o frio se aproxima e gosto do frio! Amei a guirlanda! Vou fazer uma pra mim!!!
Beijos e bom domingo!
Carla Pathy
http://pathyarteira.blogspot.com