Páginas

terça-feira, março 19, 2013

As folhas do outono


Eu gosto muito de folhas! Da infinidade de formas, texturas, cores. E aqui da minha área de trabalho vejo-as durante todo o dia e acompanho sua transformação nas diversas épocas do ano, através de uma janela enorme. Apesar de a maioria das árvores daqui serem perenes, tem algumas que colorem o pátio a partir do fim do verão com tons do amarelo ao marrom. Sendo assim, para mim é natural que elas representem a troca da estação. E para dividir com vocês este colorido que começa a aparecer por aqui, com a chegada do outono, pensei em fazer um cordão com folhas  de retalhinhos de tecido. Quer acompanhar? Fiz um tutorial onde são necessários apenas retalhos coloridos, fibra, linha e cordão para pendurar. As ferramentas que usei foram tesoura, ferro de passar e máquina de costura.


Gosto sempre de trabalhar com o tecido lisinho, então passei os retalhos que escolhi entre as cores que representam o outono. Depois, fui costurando um ao lado do outro, tirinhas de larguras diferentes, mas todas menores que dois centímetros. Passei de novo.


Então, peguei algumas folhas do pátio para servirem de molde - e você, se não as tiver, pode desenhar o formato de suas folhas preferidas.


Com a folha cortada, optei por uma cor só para o fundo - mas se os dois lados forem de tirinhas coloridas fica ainda mais bacana. Cortei a fibra do mesmo tamanho (aqui também entram os retalhos de fibra) e fiz um sanduíche com topo, fibra e fundo. Prendi com alfinetes.


Então, na máquina de costura, fiz as nervuras das folhas com ponto simples. E com o zigue-zague fechei as bordas de modo bem rústico.  Com todas as folhas prontas, prendi num cordão de rami. Dá para usar barbante, fio de lã, linha grossa, cordão de algodão... o que você tiver em casa.


Intercalei os formatos diferentes das folhas e fiz uma argolinha na ponta do cordão. Assim, ele pode ficar pendurado na vertical. Ou, então, dá para prender na horizontal, com outro anelzinho ou com ventosas - que ficam legal para colocar na janela. Bem simples, bem fácil e bem rápido, está pronto  o cordão de folhas para dar as boas-vindas ao outono!

Fiz outras peças com a mesma ideia dos retalhos.  Amanhã o tutorial vai ser deste coaster em forma de folha, da foto abaixo. E depois tem mais!


10 comentários:

  1. Que coisa mais linda Beti, fica tão delicado!
    beijinho e parabéns pelo nosso dia :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente lembra o outono,bela união de cores, parabéns!bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Acho que vou fazer essas folhas com minhas crianças. :D

    ResponderExcluir
  4. Adorei a idéia, tudo se aproveita e com bom gosto assim, nada melhor!!!
    Beijo querida,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  5. Beti!!
    Que coisa mais linda! Imaginei tanta coisa quando disseste que estavas preparando um tutorial, mas nada parecido com essa fofura!! O outono chegou num sopro!!! Adorei!!!
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tudo bom Beti?

    O tempo não para nunca, já estamos indo p/ o final de março e já entramos no outono.
    ADOREI suas folhas de outono, adoro trabalho com tecido, PARABÉNS!


    Uma ótima semana p/ vc.


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  7. Só vc pra inventar essas coisas lindas.

    ResponderExcluir
  8. I love the idea! :)
    Thank you so much for your lovely blog!
    www.quiltworld2.blogspot.com
    Hugs, Ulla
    Ulla's Quilt World

    ResponderExcluir
  9. Quanta fofura, Beti, adorei o trabalho com tirinhas, ficou perfeito! Bjs e bom findi!

    ResponderExcluir