sexta-feira, abril 05, 2013

As flores do outono


Alguns dias atrás, quando coloquei fotos do cordão de folhas de tecido para marcar a entrada do outono, uma antiga amiga "recuperada" em  tempos de facebook, me desejou, entre outras delicadezas, "flores de outono". Seria uma metáfora? Aquelas alegrias que acontecem na vida de alguém mais velho, que já passou pelas fases da primavera e do verão? Ou seriam flores mesmo, com pétalas e, com sorte, perfume? Como em determinado momento as duas podem ser a mesma, fiquei pensando em quais seriam estas flores que enfeitam mesmo no outono. Como observadora das coisas simples, decidi encontrar a florzinha que dá no pé e  traz alegria e colorido em qualquer  idade. 


É claro que elas existem, porque a primavera é farta, mas não exclusiva em nos proporcionar flores. Aqui no meu pátio mesmo, as flores diminuem muito nesta época do ano, mas sempre tem alguma. Tem hibisco, jasmim-estrela, buganvillea, madressilva, beijinho, margaridinha amarela e, aqui ao lado, uma maravilhosa manduirana, que enfeita a rua com exuberantes cachos de flores amarelas. Então, peguei a câmera e fui fotografando cada uma das florzinhas. Até chegar na nespereira, a ameixeira amarela da minha infância. Nas flores dessa árvore gastei meu tempo - e se fosse alguns anos atrás, diria também que gastei todo o filme. Fiquei um tempão fotografando  a delicadeza da cor, das pétalas e até dos bichinhos que também descobriram a mesma maravilha. Foram dezenas (centenas?) de fotos de uma flor que só se mostra muito de pertinho.


Pequeninha, delicada, absolutamente linda e com uma vantagem que só têm as flores das frutíferas: a promessa de uma fruta algumas semanas depois. Encantadora! Foi difícil escolher algumas poucas pra mostrar aqui. Quem entende de fotografia pode dizer que falta isto, sobra aquilo... não é a técnica nem o equipamento. Quero mostrar só a beleza que meus olhos viram e que  me encantaram para que vocês também possam ter (quase) a mesma experiência. Apreciem! Verinha, especialmente pra você.



4 comentários:

Papersome disse...

Querida Beti,
las fotos son bellísimas y se puede apreciar la belleza de lo que quieres transmitir, en ese jardín de ensueño.
Quedo maravillada frente a tu sensibilidad, tu blog, tus temas elegidos y tu producción creativa.
¡tan cálida y femenina!
Tengo tu misma visión con respecto al otoño. Lejos de verla como una estación triste, la siento llena de belleza cromática y una manifestación más que nos muestra la vida, de sus permanentes cambios.
Es un placer leerte. Todo lo que haces está lleno de poesía.
Un beso grande!
Patricia

Ogmar Costa disse...

Lindas flores de outono!!! Que o seu fim de semana seja tão lindo como elas!!! Bjooo.

Marilia Baunilha e Patch disse...

Obrigada por um texto e fotos tão lindos!

Beijos,

Eneida

sonia schneider disse...

Beti,

Gosto muito do blog pq aqui vc nos diz palavras que nos ensinam como a vida é simples e descomplicada! Bjs e continue assim!