terça-feira, maio 07, 2013

Retalhinhos coloridos viram coaster



Hoje o frio chegou de verdade! E a primeira coisa que fiz, antes de vir para a minha oficina de costura, foi um chá quentinho pra me acompanhar na tarde de internet e costuras. Está certo que la fora a cara do dia está mais para inverno, com chuva intercalando períodos de sol, sempre com muito vento. Mas este tutorial eu fiz algum tempo atrás, pra reutilizar pedacinhos de tecido com cara de outono. Quando começou o outono, há um mês  e pouco, eu postei aqui um tutorial para fazer um cordão de folhas para enfeitar a casa. Agora, usando os mesmos retalhos, vamos fazer um coaster para colocar a caneca de bebida quente.


Como eu mostrei no post citado acima, com o tutorial do cordão de folhas, você deve juntar pedacinhos de tecido. Qualquer retalhinho pode ser usado!  Então,  precisa costurar uma tripa das tirinhas. Eu fiz duas.  Depois, cortar retinho, retirando as pontas. Colocar face a face e fazer uma costura. Abrir, passar com o ferro e fazer o desenho da folha.

Agora, vocês vão ver que a folha a seguir não é a mesma do coaster. É que me entusiasmei, e costurei direto sem fotografar. Então, fiz nova folhinha, mostrando os passos, só que desta vez menor, para pendurar como enfeite apenas. Os passos são os mesmos para a peça maiorzinha.



E então cortar em forma de folha - dá pra pegar uma folha grande mesmo, e copiar o formato, ou dá pra desenhar a folha como você gostaria.



 Cortar três vezes: o tecido de tirinhas, um tecido combinando para a parte de baixo, e a fibra para o miolo.


 Colocar o tecido face a face mais a fibra, prender com alfinetes e costurar pelo avesso, deixando um espaço para virar a costura pronta para o lado de fora.


Costurar à mão  o espaço aberto ou deixar para costurar com a máquina uma borda ao redor da peça.


 Ná máquina de costura, costurar uma linha central e outras partindo para as bordas da folha - as nervuras que se vê numa folha de verdade.


Aqui, como a folha é para enfeite, costurei ainda uma linha - pode ser um cordãozinho fino também ou uma linha mais grossa.


Pronto! Pode pendurar a folhinha (se você fez em tamanho pequeno) ou usar o coaster com a folha maior.


Fiz outro coaster ainda usando os retalhos, mas com com a folha aplicada sobre outro tecido. Posso mostrar mais adiante, pra não ficar mais confuso! ;-)

Aproveite o frio!


2 comentários:

Divânia's- trabalhos manuais disse...

aihnnnnnn...amo o seu blog.....lindo o PAP do coaster...abreijus
]
di

Clenia Daniel disse...

Gosto tanto!!! Originalidade eh tudo! Beijos!