domingo, setembro 22, 2013

Chegou a primavera!



Com chuva e com frio. Foi assim que chegou a primavera hoje por aqui.  Então, minha foto de boas-vindas para a nova estação, que seria colorida, luminosa, brilhante, ficou mais com cara de primavera do hemisfério norte,  dentro de casa, com chá quentinho. Mas as flores vieram do jardim! Saí na chuva para colher as hortênsias que já estão colorindo o pátio há algumas semanas - e agora também a sala.



Mas pra não ficar só neste clima intimista, vou mostrar também as fotos que fiz prevendo este post. Tem imagens desta semana e também de outros meses, com as flores, os passarinhos e o clima agradável que deve chegar logo. Começando com os passarinhos: tem aqueles marrom acinzentados, que sempre estão pelo pátio, mas também tem os coloridos.


Há poucos dias apareceu esta belezinha. Procurei na internet, e o nome do bichinho é Príncipe! E descobri que é um macho, que normalmente é acinzentado, mas na época do acasalamento fica com as penas do peito e da cabeça vermelhas, pra chamar a atenção das fêmeas.


Apareceu um azul também, comendo as ameixinhas amarelas. Mas deste não consegui informação. De qualquer forma, lindinho!


Já o bem-te-vi amarelo é da casa. Tem muitos e sempre estão cantando. Muito territorialista, queria de todo jeito espantar o Príncipe. Nada de intrusos! São tão de casa, que há algum tempo tive trabalho para tirar um deles que entrou no quarto pela janela.


Este lindinho é o beija-flor. As duas fotos são deste ano, mas não de agora. Há duas semanas veio outro (ou seria o mesmo?) fazer seu ninho na mesma pitangueira, mas desistiu, no dia seguinte em que o ninho estava já na metade, quando fui procurar, havia sumido. Mas ele anda nas árvores mais altas, lá no meio do pátio. Ouço o canto, mas não localizei o ninho. Deve estar querendo mais privacidade!


Mas quando a família tiver aumentado, beija-flor e filhotes terão bastante comida!  Os hibiscos são as flores preferidas dos beija-flores aqui. Nunca consegui uma foto decente, mas eles ficam aqui na frente da minha janela se alimentando e é uma coisa muito bacana! E hibisco é o que não falta. Tem muitos espalhados  no pátio, e de várias cores.


Além dos hibiscos, nesta época aparecem muitas margaridinhas amarelas. Elas nascem sozinhas a cada primavera, e deixam  um belo colorido por onde a gente passa. Terrenos baldios ficam cobertos de amarelo das margaridinhas que se reproduzem com facilidade. Têm um suave perfume de mel e sempre estão  nos vasos enfeitando a casa. A outra florzinha amarela da foto é dente de leão - aquele mesmo que forma uma bolinha de pluma que esparramam as sementes quando a gente sopra.


Esta florzinha também é comum em gramados. Algumas pessoas ficam  semanas sem cortar a grama para não perder a floração.  Nunca vi plantadas em canteiros, só assim, na natureza. É pequeninha, delicada, cor de rosa. São apenas algumas das que temos o prazer de curtir.

Para nossa felicidade, flores estão sempre colorindo e perfumando  nosso jardim. E aguardo, ansiosa, o fim destes dias de chuva para aproveitar ainda mais a lindeza desta estação. Boa primavera !






6 comentários:

Rosana Sperotto disse...

Credo, quanta lindeza, Beti! Mesmo já tendo visto algumas imagens no face, me deslumbrei com cada detalhe, especialmente a primeira foto. Intimista, suave, uma delicadeza só. Suspiros profundos pela casinha... Beijos primaveris!

Paula Louceiro disse...

Beti, estou encantada com suas flores e os passarinhos que vão te visitar. Lindos demais.
Realmente a primavera é tudo de bom.
Bjokas e ótima semana!!

Lidia disse...

Beti, adoro hortênsias!!
Dá uma olhada se aquele pássaro azul não é uma Saíra, eles aparecem por aqui pq gostam de frutas...
Bjs e parabéns pelas belezas no pátios!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que linda sua postagem e fotos, parabéns!
Adorei as flores e pássaros lindos!
Te desejo uma ótima semana!
Beijos
CamomilaRosa

Ciane disse...

Lindas imagens! Enquanto aí tem primavera, por aqui as árvores começam a mudar de cor e a cair as folhas. Os ouriços se escondem nos jardins, e é tempo de cortar a lenha pra lareira no inverno.
Uma linda semana!
Abraços

sonia schneider disse...

Beti, que lugar lindo e conservado dentro da natureza!