domingo, novembro 10, 2013

As flores do jardim da nossa casa


O dia começou com sol, mas o céu  foi, aos poucos, tomado pelas nuvens. Mas como queria mostrar as flores aqui de casa, fotografei o pátio com o céu nublado mesmo, e com o tradicional vento nordeste, que anda firme e forte por aqui nos últimos dias.  Todas as fotos foram feitas hoje.

  Logo que se entra no pátio, lá embaixo, as margaridinhas amarelas e as onze horas cor de rosa dão as boas-vindas.

  Logo depois tem os lírios e as moreias.  O que mais tem é moreia, mas não tem muitas floridas.


Logo adiante, na pseudo-horta, as flores da rúcula - depois viram vagens cheias de sementes.

 
A seguir vêm os gerânios - não estão todos no mesmo lugar, mas juntei as fotos num mosaico. Tem um laranja matizado com branco e outro rosa com branco. Ainda com flor tem o vermelho forte - parece veludo- e um novinho que recém vai abrir. Não sei a cor, porque a maioria deles peguei dos restos de uma poda de jardim aqui perto e esta é a primeira vez que florescem.


No meio da grama e em todos os cantos livres, aparecem as florzinhas nativas, em vários tons de lilás e rosa.


Também o boldo japonês fica entre o lilás e o azul, aqui dependendo de onde está. O que nasceu no meio de outras plantas e pega pouco sol, ficou mais azulado. É bonito de olhar, mas tem um cheiro MUITO forte! Não dá pra deixar dentro de casa.


Esta abaixo é uma erva medicinal, segundo me disseram. Como não tenho certeza e nunca usei, fica aí apenas pra enfeitar. As florzinhas nascem em duplas, frente a frente, junto das folhas. Alguém conhece e sabe o uso?

 
Já o lírio da paz é bem conhecido. Simples e lindo!

 
Os hibiscos sempre estão florescendo. Durante todo o ano, principalmente o vermelho. No momento, estão abertas flores do vermelho, do rosa manchado e vai abrir uma flor do rosa duplo (foto do meio). Não têm perfume, duram apenas um dia, mas são deslumbrantes!


Esta outra florzinha também é de uma erva medicinal. Minha mãe chamava de chá da pontada (!) e nunca descobri o nome real. É usada para chá.


E aqui, as flores do araçá. Muito perfumadas, elas estão bem animadas este ano!


E as minhas rosas! Ganhei de presente de aniversário, no mês passado, e desde então tenho rosas e mais rosas abrindo e perfumando a frente da minha janela .


O beijinho cor de rosa se esparramou por vários vasos. Floresce sempre!


E, aqui, a  maior responsável pelo perfume do jardim no momento: a madressilva cobriu a cerca da frente e  o caramanchão no meio do pátio com suas flores extremamente perfumadas. Uma alegria!


Ao lado da madressilva, na frente de casa, tem também este pé de  alamandinha. Não sei como é o nome correto. A flor é em formato de cálice e cresce como um arbusto, e não trepadeira, como a alamanda.


As hortênsias também estão por tudo! Todos os pés que tenho pelo pátio estão cobertos de flores. Tem azul, lilás e cor de rosa. Todas lindas!


Para terminar, as flores do jasmim estrela. Trepadeira que se desenvolve muito bem  aqui na praia, é outra florzinha que  perfuma muito.  Sobe pelos galhos das árvores e deixa tudo lindo, florido e perfumado.


Um comentário:

Rebeca disse...

Que lindas! Seu jardim deve ser maravilhoso. Por isso vc é tão inspirada...
Bjs