segunda-feira, janeiro 06, 2014

Branco - a soma de todas as cores


Cor é luz. É na presença da luz que conseguimos ver as cores - e o mês de janeiro é o mais iluminado. Dias mais longos, mais tempo de sol - agora já está claro às 6h e anoitecendo perto das 21h - mais luz e todas as cores do verão. E como nos ensinou o físico Newton, lá no século XVII, girando um disco com as cores do arco-íris captamos apenas o branco. (Se você quer ler mais sobre cor luz e cor pigmento, tem aqui.) Assim, minha cor de janeiro é o branco (que adoro) e todas as cores (que adoro). Como é verão, é quente, janeiro é colorido e é  branco!


Então, como minha cor preferida é o branco - e todas as cores do arco-íris, vou começar o mês mostrando os meus brancos e os meus coloridos. Pretendia abrir com o meu projeto arcobaleno, mas como ainda não consegui terminá-lo, fica para mais adiante. Agora os brancos e coloridos começam pelo meu pátio, que no verão fica ainda mais cheio de cor e de vida. Acima, o umbrelone branquinho e o cordão de corações de papel, que já tem dois anos e continua balançando ao gosto do vento! Mostrei aqui como fiz. No verde do gramado e das árvores, o umbrelone se destaca!


Assim como também se destacam estas almofadas coloridíssimas que fiz para o verão. Foram feitas para as cadeirinhas que aparecem na primeira foto, que foram colocadas na calçadinha nova. Mas aqui em casa as coisas passeiam, então as almofadas podem ir para a sala, para a varanda, para onde forem necessárias. E sobre o branco das cadeiras (minhas favoritas) ficam um espetáculo !


Então, além do umbrelone, das cadeiras de jardim e das minhas cadeiras favoritas, que mais tem de branco por aqui? Tem o bule de chá, que muitas vezes, como agora, se traveste de vaso de flores. E as flores, claro! Acima, o jasmim estrela, florzinha delicada e muito perfumada que cobre a cerca e sobe pelas árvores até se destacar contra o azul do céu. E tem copo de leite, florzinha da pimenta, lírio da paz, lágrima de cristo...


E tem aconchego, dentro de casa, como as almofadas de tricô, feitas pela mãe da minha nora Renata, e a colcha de crochê muito, muito antiga, feita pela minha nonna paterna, que eu já tinha mostrado em novembro, no post Lilás.



Ah, e tem as cadeiras da mesa de jantar, outras queridinhas. E claro,  pratos, bandejas, garrafas que servem de vasos e enfeites sobre a mesa.


E tem também, além de toda a louça da casa, as xícaras de cappuccino, usadas para qualquer cafezinho - como aqui com expresso (ou espresso, como se diz pelo mundo) e um chocolatinho.



Lanternas, enfeites, cordão de estrelas, tudo tem um pouco de branco por aqui...



... como estas lindezas de corações, que ganhei da minha filha Rita. Já usei na árvore de Natal e agora vão ficar por aí,  trazendo um toque de delicadeza pela casa.


E já que falei em estrelas, estas de origami foram feitas há alguns anos pela minha amiga Estefânia, nos tempos em que o flickr era a rede social que nos unia. Lindas, né?


E como moro na praia,  estes brancos também precisariam aparecer: as conchas que são branquinhas, rosinhas, azuladas, nacaradas e de várias cores clarinhas. Elas ficam ali fora, na mesa da calçadinha feita para o verão. E na foto feita pela minha filha Júlia, abaixo das conchas, o mar  e sua espuma branquinha  das ondas quando rebentam.


 E desta vez nem mostrei tecidos,  apetrechos de costura ou roupas. Eles existem, sim, e são muitos! Aliás, o que mais existe aqui são objetos brancos.
Mas pra finalizar, a minha casa. Branca, é claro!

Bom ano para todos, com muito colorido da vida e branco da paz!




4 comentários:

Júlia Copetti de Queiroz disse...

Minha foto de mar limpo e lindo!

Mirian Trédicci disse...

Olá Beti,
Lindo post, difícil escolher a foto mais bonita!
Parabéns pelo bom gosto!
Feliz 2014!

nilda disse...

A-DO-RO passear no seu blog.
É linnnnnnnnnnnnnnnnnnndo e bom gosto é seu forte.
Tenha um lindo 2014
beijoca Nilda
http://meucantin5.blogspot.com.br/

Tiane disse...

Oi! Acabei de conhecer o teu blog. Estou começando no mundo do patchwork e me encantei com o teu bom gosto e tua casinha tão simpatica! Também sou o RS, em breve pretendo morar em Maquiné. Vou "bisbilhotar" o resto do blog. Feliz 2014!!!