domingo, março 30, 2014

O baby quilt do Benjamin


Para terminar o mês de março que teve muito azul nas minhas costuras, aqui está uma peça que tem predominantemente azul, mas também vermelho e branco. Uma tradicional combinação, que faz parte da bandeira de muitos países e que sempre é uma bela mistura de cores. Como fiz para os primeiros filhos de cada um dos meus sobrinhos (e já virou tradição) separei tecidos bacanas pra fazer o baby quilt do Benjamin.


.Este menino Benjamin não vai passar frio - não, se depender dos baby quilts que ganhou. Durante a semana eu mostrei uma cobertinha feita a partir de um bordado da minha irmã Lucia para seu primeiro netinho. Para ela e o vovô João, eu já tinha feito almofadinhas para comemorar a chegada do primeiro neto e que mostrei aqui. Hoje, o que mostro é o baby quilt que eu fiz para dar de presente para o meu primeiro sobrinho-neto menino.




Como gosto de fazer peças multiuso, também gosto de fazer os quilts com os dois lados usáveis. Um, é claro, sempre é o principal - e neste caso, a parte de cima do quilt é feita com a técnica de log cabin, juntando tirinhas de tecidos azuis e vermelhos. Entre cada bloco tem uma faixa de tecido azul liso,  e nas bordas, xadrezinho, bolinhas e estrelinhas.


O outro lado é mais simples, mas ainda assim, combinando com a parte de cima.  Fiz uma  barra usando vários tipos de xadrez. E, com destaque, um B aplicado em xadrez vermelho. Para arrematar, na emenda da faixa xadrez com o tecido branco com pontinhos, usado na parte de trás, costurei uma fita de cadarço branca com a marca Casa al mare.  Para quiltar, usei linha DMC azul escuro - e os pespontos foram feitos todos à mão.




Como gostaria de encerrar os posts  do mês azul, terminei com este baby quilt. Afinal, foi a grande quantidade de peças em azul que me levaram a chamar março de mês azul. Mas o  menininho só vai receber no próximo fim de semana, quando eu for a Porto Alegre conhecer o mais novo integrante da família. Muita saúde para o Benjamin, e muita felicidade para a nova família!


Na terça feira já começa abril. Que cor terá?

Um comentário:

Juni Biscuit disse...

Lindo, como tudo que você faz. O Benjamin e sua mamãe irão adorar.
Bjs, boa semana.