quarta-feira, abril 30, 2014

Marrom para encerrar o mês


Hoje termina abril, que dediquei aqui à cor marrom. E como a Oi me deixou sem internet por quase 20 dias, não pude atualizar o blog com as fotos em marrom que pretendia. Mas ela voltou o último dia do mês e aqui estamos nós para fechar abril com este jogo americano.


O tecido principal, esta bela estampa com o alfabeto em vários tipos de letras, foi comprado pela minha irmã Lucia há muitos anos, numa loja de importados em Porto Alegre. Depois disso, procurei estampas que combinassem - e não foi fácil. Marrom não é uma cor com muitas opções, mas encontrei algumas e reservei.


Enquanto minha irmã decidia se seria um único jogo ou se dividiria  entre as filhas com  composições diferentes, os tecidos ficaram guardados na minha caixa de UFOs. Na linguagem das quilters, as peças que começam a ser feitas e são deixadas de lado (por vários motivos) são chamadas de UFOs - UnFinished Objetcs. Minha caixa de UFOs não é muito grande, mas tenho alguns, e o maior deles é uma colcha para minha cama, que está pronta há anos, esperando apenas ser quiltada.


Então, algum tempo atrás, cortei todos os tecidos, todas as tiras necessárias para compor com a estampa de alfabetos. Mas voltou  tudo para a caixa logo depois, por trabalhos mais urgentes. Até que no final do mês passado recomecei as costuras, e com tudo já cortado é bem mais rápido.


Fiz seis toalhas individuais e um trilho para o centro da mesa.  Mas na hora do acabamento, mudei um pouco. Fiz o quilt à mão, unindo apenas a parte de cima e a manta de fibra. Depois disso, uni o topo com o fundo, face a face, e costurei, deixando apenas uma parte aberta para desvirar a peça e ser fechada com pontos invisíveis. Quiltei, então, também à mão, apenas na borda do marrom, desta vez unindo as três partes: topo, miolo e parte de baixo. A outra maneira é quiltar as três partes e depois fechar costurando um viés ao redor e terminar com pontos invisíveis, como este aqui.


Bom, o jogo americano ficou pronto e foi de presente de aniversário para a Lucia. Parece que seria inaugurado no chá programado com as amigas para celebrar a nova idade. Uma boa maneira de terminar o mês: com marrom e festa.


2 comentários:

Marilia Baunilha e Patch disse...

Belíssima maneira de terminar um mês tão lindo como abril! Que trabalho perfeito!

Beijos,

Eneida

Rebeca disse...

Todas as suas costuras parecem tão perfeitas... parabéns!
Bjs