domingo, fevereiro 15, 2015

Muita cor nesta casa para o bebê !



Pouco depois de fazer um minienxoval para o Antonio (que mostrei em três posts aqui, aqui e aqui), a bisa do bebê, minha amiga Vera, mandou a foto de um berço encontrado em antiquário e que vai ficar na casa dela, na serra do Rio de Janeiro, para acomodar a criança quando a família  estiver toda por lá. É uma obra de arte, lindo, com uma estrutura externa que permite que o berço balance, embalando o bebê. Ela pediu que eu fizesse algum tipo de proteção  para ficar entre as grades e a criança e, como sempre faz,  deixou todas as escolhas de modelos e cores para eu decidir.


Então pensei: ou eu faço  peças românticas, com frufrus, tons delicados, rendas e outros adereços, meio estilo de um dândi, como deveria se usar para as criancinhas na época em que o berço foi construído, ou faria o oposto completo disto. Pelo que conheço da minha amiga, uma caminha para ficar na sua casa para seu bisneto seria muito mais alegre, colorido e atual, para fazer um belo contraste com a peça de madeira do século passado. Além disso,  na casa dos pais o Antonio tem um quarto com peças delicadas em azul clarinho veja nos links acima). Bom variar, né?


Procurei nos meus tecidos um que tivesse estas características e que alegrasse criança e adultos. Encontrei este tecido importado com desenhos de passarinhos em tons fortes sobre fundo branco. E para compor com ele, tecidos de cores lisas exatamente iguais aos dos passarinhos da estampa. Foi um belo achado!


Qualquer outra estampa junto  ficaria exagerado, pesada, e as cores lisas destacam a estampa principal. Então, fiz rolinhos de 85cm cobertos por um patchwork de cores. As pontas são abertas - o que facilita muito na hora de retirar para lavar. Nestas pontas é que vai o tecido de passarinhos, fechadas com um laço feito com tecido azul. Esta fita é presa com costura  pelo centro, pra não sair do lugar, e a ponta  é dupla (com o mesmo tecido por dentro e por fora). Isto faz o acabamento e deixa  mais estruturado.


A terceira peça é uma almofada marrom com a letra A aplicada. Tem bordas  na parte superior e inferior com a estampa de passarinhos - que aparece também atrás,  na parte interna do fechamento feito como fronha.



Para dar unidade, o ponto caseado que prende a letra A também foi usado na emenda dos dois tecidos na frente, e na costura de acabamento atrás.



Tudo muito alegre, como costuma  ser a convivência para as crianças quando estão na casa das vovós e bisavós. E isto, é certo, o gurizinho Antônio tem!




4 comentários:

maria luisa disse...

Ficou uma graça!!Parabéns pela escolha dos tecidos e cores!

Beth Proença disse...

Beti... ficou lindo, como sempre!

Rebeca disse...

Lindo, lindo, lindo. Adorei as cores, escolha perfeita!
Mas queria ver o berço do antiquário...
Bjs

Jussara Silva disse...

Ficou ótimo nessas cores e o tecido de passarinhos é lindo.
Tenha uma ótima semana. Bjos.