domingo, julho 17, 2016

Receitinha para adoçar o inverno.


Frio, muito frio por aqui. E um vento gelado que diminui ainda mais a sensação de frio que se tem. Em dias assim, bom mesmo é ficar quentinha dentro de casa  saboreando as delícias do inverno. E uma delas é tomar um chá quentinho saborizado com casquinhas de laranja com açúcar. Sabe fazer? Vem ver:


Descasquei duas laranjas (pequenas, usei laranja do céu, mas pode ser com outra), cortei em tirinhas pequenas e deixei de molho em água bem quente por aproximadamente dez minutos. (Dica da minha filha Júlia).


Depois deste tempo, tirei da água e sequei com um pano de prato (pode usar papel toalha) . Coloquei, então, numa frigideira junto com uma xícara de açúcar e deixei ferver.


Ferveu, fazendo bolhas, até secar na frigideira. Importante ficar mexendo todo este tempo para o açúcar  grudar na casquinha  e não queimar.


Neste ponto, passei para um prato de vidro, esparramando bem.


Deixei esfriar e armazenei num vidrinho de geleia. Como não coube tudo, troquei para um potinho de netella (acho que de 200ml).


Pronto! Pode ir para dentro da xícara de chá, pode comer puro - fica doce com o amarguinho da casca da laranja. Pode, também, ir para um saquinho de celofane pra presentear alguém. E, então, é só aproveitar!


xxxxx

Como já estava com a "mão na massa", aproveitei e fiz um açúcar saborizado com laranja para adoçar o chá ou café.

 
Um copo de suco puro, sem sementes...


... com uma colher (de servir) de açúcar.


Deixei ferver e engrossar, mexendo sempre.


Como secou demais (foto abaixo),  botei o doce de volta pra panela com um pouquinho de água, mexendo sempre. Fazendo é que aprende!


Tirei, então quando alcançou a consistência de um melado. E foi para um vidrinho, pra se servir com colher. Aqui neste ponto, se você tiver aquelas forminhas bem pequenas, em forma de coração ou qualquer outro modelo, pode colocar este doce na forminha e esperar secar. Depois, põe em vidrinhos para ir à mesa. Eu não tenho, então  ficou no vridro mesmo.Fica bonitinho  na hora de servir o chá - ou café. Bom proveito!


4 comentários:

cida silva disse...

Olá amiga gostei muito das receitinhas muito saborosas.
Neste frio temos que nos manter bem aquecidas né e um cházinho adoçado com estas casquinhas de laranja deve ficar um delícia. Bjs.
Boa semana !

Papersome disse...

Qué delicia, Beti! Muchas gracias por la receta! Hace tiempo que tengo ganas de hacer estos bastoncitos de naranja y es la estación ideal para saborearlos!
Luego te cuento si me salieron tan ricos como los tuyos! Un beso grande!

Denise Moraes disse...

Que maravilha de receita!! Amei e já anotei.
Bjo
Denise

marta feitocomamor disse...

adorei as receitinhas vou fazer abraços