domingo, março 11, 2018

E lá se vai o verão!



O verão passou voando. Março chegou - e já vai quase pela metade - e em poucos dias chega o outono com suas lindas cores e uma luz  que deixa tudo dourado. Nas sombras do pátio já dá pra notar a mudança da posição do sol. Mas o verão não passou em branco por aqui. Fiz muita costura, brinquei com minha neta, que ficou vários dias aqui, correndo na grama e tomando banho na sua piscininha.  E fiz muitas fotos! Você pode acompanhar as fotos diárias no instagram e na página Casa al mare no facebook.

  
E os sinais de março? As aroeiras cheias de flores que chamam as abelhas - e algumas já com as bolinhas da pimenta rosa, que ainda vão amadurecer. E a belíssima manduirana, cheia de flores amarelas, sempre muito lindas!


 E é o mês das frutas. As maçãs não são da produção própria, mas não podem faltar. Nesta época estão bonitas e perfumadas - além de mais baratas! Viram suco, bolo, chá...


As flores ainda estão muito vibrantes! A strelizia cheia, cheia de flores! E a espirradeira florescendo muito depois de um daqueles ventos salgados que vêm do mar ter quase matado  a pobre planta!


E a lágrima de cristo fazendo a sua mágica de  transformar sua cor clarinha em cor de vinho. Um espetáculo!


E o pezinho de louro? Ganhei de aniversário, no ano passado, e está se desenvolvendo muito bem. Gostou da nova casa - e tenho tempero para o feijão tirado diretamente da horta!


 Março, para aproveitar o fim do verão, é ótimo para lavar cobertores, edredons e quilts. Secam rapidamente e ficam com aquele cheirinho bom de amaciante e de secar ao sol. A lavadora de roupas anda muito atarefada.


Mas o que mais está marcando o mês de março por aqui são as conservas e compotas. O butiazeiro, que começou a produzir no final do ano passado, se esmerou na produção e passou dos quinze cachos. (Se você não sabe o que é butiá, aqui está o link para conhecer esta frutinha versátil.


Ainda pretendo fazer doce, por enquanto alguns estão saborizando a cachaça. Ainda dá para fazer licor, refresco, sorvete, picolé.


E os abacaxis? Este ano nenhum dos plantados aqui deu fruta, mas  aproveitei a safra e comprei muitos, na feira ou nas camionetes que vendem pelas ruas da praia durante o veraneio - direto de Terra de Areia, cidade que dá nome a uma fruta muito doce. Além de comer in natura, congelei a fruta cortada em pedaços, para fazer sorvete e suco. Nem as cascas escapam - fervidas com um pouquinho de açúcar, dão uma bebida delicada e muito gostosa. Guardo o "chá" em garrafas na geladeira e uso para matar a sede durante o dia e para acompanhar refeições. Uma delícia! Ah, e a coroa (as folhas) vão sempre para a terra. Plantadas, vão dar abacaxis em três ou quatro anos.


Ah, mas também tem a produção do pátio! Dois pezinhos de goiaba dão tanta fruta, que além de comer  na hora que se colhe da goiabeira, ainda se faz doce em pedaços, chimia (doce para passar no pão) e refresco.  Uma beleza! Só preciso ser mais rápida que os passarinhos, que mesmo assim garantem a comidinha deles nos galhos mais altos.

 


E ainda tem os pepinos, que ainda não plantei, mas sempre compro os pequenos para fazer conserva. Bom, né?




Tá, mas e as costuras? Também tem! E muita! Por enquanto, deixo aqui uma toalhinha, com tamanho que fica entre a toalha americana e o mugrug. Bem colorida, como é bom! Tem outras, que mostro depois  - além dos brinquedos que fiz para aStella, minha neta. Bolsa, sacola, sleeping bag para a boneca e um case para os carrinhos hot weels.


E,  já finalizando, aqui mostro o wip do babyquilt coloridíssimo para um bebê que nasce em abril. A foto abaixo foi feita quando juntei cada qudradinho, acertando a melhor posição de cada um deles, dependendo da cor e estampa. Depois de testar várias composições, fotografo  a escolhida para montar o quilt exatamente igual. Está ficando lindo!



7 comentários:

Marilia Baunilha e Patch disse...

Que delícia de leitura! Vou sentindo o aroma das conservas, vou ouvindo o canto dos pássaros, até o sopro da brisa do mar no rosto posso sentir através de suas palavras! Como é bom! Obrigada, Beti!

Beti Copetti disse...

Que bom receber sua visita aqui, Eneida! 😘

Maria de Fátima disse...

Olá! Como é bom poder aproveitar cada momento e tudo o que a natureza nos oferece com tanto zelo, não é mesmo? Seus trabalhos são encantadores. Parabéns! Bjs e ótima quarta-feira.

Beti Copetti disse...

É verdade, Maria de Fátima! A natureza acalma e dá energia prá gente! Muito obrigada pela visita! Bom outono pra você!

Elisabete Rolo disse...

Tudo tão bom e bonito que dá até vontade de ir morar aí... :-). Beijo

hokis 1981 disse...

Great post!

You have a nice blog!

Would you like to follow each other? (f4f) Please let me know on my blog with a comment! ;oD

Have a great day!

xoxo Jacqueline
www.hokis1981.com

Beti Copetti disse...

😘