quinta-feira, janeiro 17, 2019

As flores daqui.



Quinta é dia de flor. Era uma prática comum  nas quintas-feiras no Flickr, a rede social que reunia principalmente fotógrafos de todo o mundo, mas que artesãs de todos os lugares adotaram como se tivesse sido criada para elas. Levei o costume para o Facebook, e geralmente posto la minhas fotos de flores. Depois, também no instagram. E por ser quinta, achei um bom motivo para fazer meu primeiro post de 2019 aqui no blog. Então, aqui estão as flores  destes primeiros quinze dias deste janeiro fotografadas no meu pátio. 



Começo com hibiscos, que sempre estão presentes - apesar de terem sido poucos , na primeira semana de janeiro, por causa da ausência da chuva. Tudo muito seco! Mas foi só chover um pouco, que eles se encheram de botões! Até floresceu pela primeira vez um tipo diferente, que trouxe há bastante tempo da oficina dos meus filhos em Porto Alegre, e que demorou muito prá se adaptar ao novo jardim. Na foto acima.



Além do rosa duplo da foto que abre o post, tambem floresceram o vermelho duplo, o amarelo e o salmão, incrivelmente, nenhum deles fotografado. Aliás, fico devendo foto desses e dos outros dois cor de rosa que estão agora carregado de flores.  Mas hoje tem, ali fora, este lindo rosa clarinho, mais raro .




Hibiscos estão sempre tão presentes, que quando encontrei este tecido supercolorido achei que seria perfeito prá  fazer uma almofada grandona prá colocar lá fora no cadeirão verde construído  pelo marido alguns verões atrás.. E com o restinho do tecido fiz um trilho prá mesa do jardim. Estampa bem verão, também tem flores de jasmim-manga, outro lindinho florescendo agora.



E orquídeas! Elas não gostam muito daqui, mas esta amarelinha  (parece que se chama chuva de ouro) e a laranja, chamada Farroupilha, sempre florescem no verão. São pequenas, delicadas e não falham! 😊




Mais flores: a espirradeira branca, e a delicada florzinha da erva de Santa Maria (as folhas uso no chá e no chimarrão).






E as hortênsias, claro! Aqui em casa elas florescem cedo, desde setembro estão colorindo o pátio. Mas  agora a floracção está no fim. Acho que está lilás e a azul são as últimas desta temporada. 


  
Mais? Ainda tem o anturium, que está florescendo no canteiro no chão, e no vaso -aliás, sempre com flores, desde que ganhei no ano passado. 


E rosas, claro! Tem duas aqui, mas a branca ainda não deu as caras. Só a  rosinha, e ainda com flores únicas, não os tradicionais cachos.



E, para terminar por hoje, esta lindinha flor da couve chinesa! Flores também na horta! 



Nenhum comentário: